CESP lança 3,4 milhões de peixes na bacia dos rios Paraná e Paraíba

Locais de soltura estão na área de influência das seis usinas hidrelétricas operadas pela Companhia

qua, 14/03/2007 - 21h38 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) anunciou que está lançando 3.410.000 peixes na bacia hidrográfica dos rios Paraná e Paraíba do Sul. Os locais de soltura estão na área de influência das seis usinas hidrelétricas operadas pela Empresa. Quatro grandes solturas serão realizadas até o final deste mês no Alto Paraná, envolvendo municípios dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A primeira aconteceu nesta terça-feira, dia 13, em Araçatuba (SP); depois, dia 15, em Santa Fé do Sul (SP); dia 20, em Paranaíba (MS) e dia 23, em Três Lagoas (MS). Os peixamentos serão acompanhados por uma palestra técnica no barco de educação ambiental da CESP para as autoridades regionais envolvidas com meio ambiente, fiscalização ambiental, turismo, educação e promotoria pública, além de organizações não governamentais.

O lançamento de peixes faz parte da programação de manejo pesqueiro 2006-2007. O objetivo é assegurar a conservação das espécies nativas de cada região. Além dos peixamentos há atividades de pesquisa e educação, envolvendo parcerias também com universidades e centros de excelência. Graças a esses trabalhos, a CESP pôde comprovar que, no caso do reservatório da Usina Jupiá, por exemplo, houve, nos últimos anos, um aumento da produção pesqueira.

12 espécies nativas – Do total de peixes a serem soltos neste ano piscícola, que começou em setembro do ano passado e se encerrará no próximo mês de abril, 2,890 milhões são destinados ao Alto Paraná e, 520 mil, para o Paraíba do Sul. São alevinos (filhotes de peixe, com todas as características do adulto, mas que ainda não podem se reproduzir) de 12 espécies nativas daquelas bacias.

Os peixes são produzidos pela própria CESP nas estações de Hidrobiologia e Aqüicultura que ela mantém ao lado das usinas Jupiá, no rio Paraná, e Paraibuna, no rio Paraibuna. Os alevinos destinados ao programa de peixamento têm no mínimo 12 centímetros de comprimento, o que, segundo a tecnologia desenvolvida pela CESP, assegura maior possibilidade de desenvolvimento e reprodução dos filhotes.

No Alto Paraná as espécies selecionadas para este ano são curimbatá, dourado, jurupoca, pacu, piapara, piracanjuba e pintado. Pelo programa deste ano, Ilha Solteira receberá 570 mil alevinos; Jupiá, 1,03 milhão; Porto Primavera, 360 mil, e Três Irmãos, 930 mil. A programação de soltura segue rigorosos critérios técnicos, como análise da água e das condições de reprodução e desenvolvimento de cada espécie. Nos reservatórios onde há melhores condições de reprodução natural são feitos menos lançamentos de alevinos. No Paraíba, os alevinos a serem soltos este ano são de lambari, piabanha, piau-palhaço, piava-bicuda e pirapitinga.

Endereços e locais – Em todos os quatro locais programados para este mês no alto Paraná a soltura será às 14 horas e serão utilizados alevinos de dourado, pacu e piracanjuba. Em Araçatuba, o peixamento será no rio Tietê, no bairro Cafezópolis, acesso pelo Veleiro Parque Náutico, na estrada vicinal Joscelim Gottardi, km 15. Em Santa Fé do Sul, no dia 15, o peixamento será no Parque Aquático Municipal Águas Claras, estrada vicinal Alcides Pereira, km 7 Km.

Em Paranaíba, dia 20, o evento será no rio Paraná, a 12 quilômetros da cidade, ao lado da ponte interestadual Além Castro, na divisa com o estado de Minas Gerais. Em Três Lagoas, dia 23, o peixamento será na Lagoa Amarela, no rio Sucuriu, com acesso pela ponte do rio Sucuriu, onde estará ancorado o barco-escola da CESP.

Do Departamento de Comunicação da CESP

(R.A.)