CESP fecha vertedouros após primeira onda de cheias

O vertedouro de Ilha Solteira foi fechado no dia 2 de março

seg, 16/03/2009 - 16h04 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) informa que depois da primeira onda de cheias iniciou o fechamento dos vertedouros de suas usinas hidrelétricas no rio Paraná. O vertedouro de Ilha Solteira foi fechado no dia 2 de março. Nas usinas Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) e Engenheiro Souza Dias (Jupiá) o fechamento foi no dia 3.

O procedimento de abertura e fechamento dos vertedouros é adotado para se manter os reservatórios nos níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN). A Companhia ressalta que as vazões e os níveis dos reservatórios estão dentro da normalidade para este período do ano e que as chuvas estão dentro da média histórica.

As ondas de cheias são comuns durante os períodos chuvosos e podem ocorrer várias vezes. A CESP continua atenta aos sinais climatológicos do período de chuvas, que vai de novembro a abril.

Se houver um aumento significativo de chuvas ainda neste ciclo hidrológico, será necessária nova operação com vertimentos nas usinas para o controle de cheias.

Bacia do Paraíba do Sul

As chuvas que estão ocorrendo no Vale do Paraíba também são acompanhadas pela CESP. A Usina Hidrelétrica Paraibuna está com volume armazenado cerca de 30% maior do que no mesmo período em 2008. Já o reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari atingiu 100% de armazenamento em 16 de fevereiro e vem se mantendo cheio desde então. Os volumes excedentes que chegam à usina escoam pelo vertedouro de soleira livre.

Serviços

A CESP mantém informações atualizadas sobre os níveis dos reservatórios e sobre as tendências do período chuvoso no site da Empresa, www.cesp.com.br, e por meio do serviço gratuito Telecheia, que funciona 24 horas por dia pelo telefone 0800-647-9001.

Da CESP