Cesp divulga plano de controle de cheias a comunidades do Alto Paraná

Ciclo de palestras será iniciado na terça-feira, 27, e vai até 7 de dezembro

qui, 22/11/2007 - 20h12 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) dá início no próximo dia 27 ao ciclo de palestras para divulgação do Plano de Controle de Cheias para as comunidades dos municípios da região do Alto Paraná. A divulgação vai até dia 7 de dezembro. Além de dar informações para o público em geral, a iniciativa tem como objetivo compartilhar informações com órgãos públicos como Defesa Civil, promotorias de Justiça, Polícia Ambiental, professores da rede escolar pública, ONG’s e imprensa regional, entre outros. A região abrange 70 municípios, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas.

A divulgação será centralizada em sete municípios. Em novembro, haverá palestra em Castilho (SP), dia 27, às 20 horas, no Centro Integrado de Saúde (CIS), rua José Manoel de Ângelo, s/n; Panorama (SP), dia 28, às 20 horas, na Câmara Municipal, rua Maria Josefá Barreto, 1.904; Três Lagoas (MS), dia 29, às 19 horas (horário local), no Sebrae, rua Zuleide Tabox, 826.

Em dezembro, está programada a apresentação em Bataguassu (MS), dia 4, às 19 horas (horário local), na Câmara Municipal, rua Dourados, 277; em Rosana (SP), dia 5, às 20 horas, no Centro de Produção de Mudas da Cesp, na avenida dos Barrageiros, s/n; em Presidente Epitácio (SP), dia 6, às 20 horas, na Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio (Acipe), rua Paraná, 02-62, e em Teodoro Sampaio, dia 7, às 9 horas, no Clube Taquaruçu, rua Manoel Camilo de Carvalho, 1.

Nesses encontros com a comunidade será apresentada uma palestra com vídeos e haverá distribuição de material com informações que ajudam a população a entender melhor o controle de cheias executado pela Companhia. Com essa divulgação, a Cesp esclarece a população a respeito do papel que os grandes reservatórios de acumulação exercem no controle de cheias.

As ações de controle de cheias da Cesp estão sendo divulgadas também para o público interno, nas unidades de produção da Empresa, durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) das localidades.

Temas

As apresentações e o material de divulgação buscam difundir para o público conceitos como reservatório de acumulação; reservatório a fio d’água; influência das cheias e do enchimento para cada tipo de reservatório; operação hidroenergética em cascata coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); limites e legislação referentes a Áreas de Preservação Permanente (APPs); cota máxima normal de operação; cota máxima de inundação; cota de desapropriação; uso e ocupação de bordas de reservatórios; detalhamento das ações da Cesp para a gestão do controle de cheias, como divulgação do Boletim Informativo de Vazões (BIV), atualização diária de informações no si te da Empresa e operação do serviço telefônico gratuito Telecheias, telefone 0800-647-9001.

A Cesp se preocupa em melhorar seus procedimentos a cada ano para que sua atividade de produção de energia elétrica seja feita de forma cada vez mais sustentável, com impactos cada vez menores. A operação dos reservatórios da CESP é executada de acordo com a legislação vigente; com os procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e com os estudos de controle de cheias, homologados pela Agência Nacional de Águas (ANA).

2ª maior cheia do rio Paraná

No período chuvoso passado ocorreu a segunda maior cheia do registro histórico do rio Paraná, iniciado em 1931. Apesar disso, não houve grandes problemas para municípios e populações ribeirinhas, exceto para as atividades que foram exercidas nas regiões de várzeas. Mesmo com a atenuação de cheias proporcionada pelos reservatórios, o rio continua inundando suas várzeas cumprindo um ciclo de fertilidade ambiental exercido por milhares de anos. Em comparação com a maior cheia registrada no rio Paraná, em 1983, os impactos foram bem menores. Isso é resultado da evolução do processo de operação de reservatórios e da implantação do reservatório Porto Primavera, o que permitiu maior controle na operação.

Reconhecimento

O aprimoramento do trabalho de relacionamento da Cesp com a comunidade teve o reconhecimento dos agentes do setor com a classificação de um vídeo sobre práticas de comunicação que foi exibido no 2º Fórum Paulista de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Setor Elétrico (Fopase), realizado em São Paulo no início de maio.

Da Cesp

(I.P.)