CESP apresenta resultados do inventário de gases de efeito estufa

Empresa foi a primeira do setor de energia elétrica a fazer relatório completo de emissão com base no Programa GHG Protocol

ter, 22/06/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) apresentará nesta terça-feira, 22, o case na elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa e no Plano de Redução de Emissões. Os resultados obtidos pela Empresa em dois anos de trabalho serão apresentados durante o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, que será realizado em São Paulo (SP), pelo gerente de Meio Ambiente da CESP, Milton Estrela.

A companhia foi a primeira do setor de energia elétrica no Brasil a fazer um relatório completo de emissão de gases de efeito estufa com base no Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), ou Protocolo de Gases de Efeito Estufa em 2008. Além de mensurar suas emissões, a companhia elaborou um Plano de Redução de Emissões, que levou à redução, em 2009, de 39% no consumo de combustíveis fósseis e de 5,4% no consumo de energia elétrica.

O Inventário de Gases de Efeito Estufa e o Plano de Redução das Emissões compõe o Programa de Mudança Climática e Sequestro de Carbono da CESP.

Adaptação do GHG Protocol

O GHG Protocol é a ferramenta mais utilizada mundialmente por empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar suas emissões. O Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CES), tinha como objetivo adaptar a metodologia da ferramenta e sua aplicação no Brasil.

Como uma das empresas membro-fundadoras do Programa, a CESP participou da adaptação da ferramenta para o Brasil. A adaptação teve como objetivo tornar os resultados mais legíveis e transparentes, além de comparáveis a outros relatórios.

Junto às outras 26 empresas membro-fundadoras, a CESP encerra em 2010 seus trabalhos dentro do programa. O modelo de relatório está pronto e adaptado, e serve de modelo ou roteiro para outras empresas.

Informatização do inventário

A CESP tem novas metas para seu Programa de Mudança Climática e Sequestro de Carbono, composto pelo Inventário de Gases de Efeito Estufa e pelo Plano de Redução das Emissões. Os próximos passos são a composição do inventário de 2010 e o início do processo de informatização e modernização do inventário. O Plano de Redução deve ser avaliado em 2011 quanto ao cumprimento da meta de redução de 10% das emissões da Companhia.

A CESP mantém o esforço para reduzir a emissão de gases com foco na mudança de atitude e investimento no trabalho de conscientização. A substituição de combustíveis fósseis por álcool em sua frota de veículos e redução do consumo de energia comprada de distribuidoras que pode conter energia térmica são algumas medidas já adotadas.

Da CESP