Certificado de conclusão é entregue a 33 novos agentes fiscais

Novos agentes fiscais do Ipem-SP receberam os certificados de conclusão do Curso de Agente de Metrologia e Qualidade na sede da Secretaria da Justiça

seg, 23/04/2007 - 8h03 | Do Portal do Governo

Na última sexta-feira, dia 20, 33 novos agentes fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) receberam os certificados de conclusão do “Curso de Agente de Metrologia e Qualidade”.

O curso, ministrado em parceria pela Escola Senai Suíço-Brasileira, Ipem-SP e Inmetro, teve uma carga horária de 292 horas. Abrangeu as bases legais e administrativas, metrologia geral, verificação de instrumentos de medição, pré-medidos, sistemas de gestão de qualidade e avaliação da conformidade. Além das aulas teóricas, os novos metrologistas também tiveram oportunidade de realizar atividades práticas.

A solenidade foi marcada por manifestações das autoridades presentes, professores e alunos que, de um modo geral, enalteceram a iniciativa do Ipem-SP pela realização do curso e destacaram a importância da atividade de metrologista para a sociedade e cidadania em geral.

Dimensões da profissão metrologista

O secretário-adjunto da Justiça, Isaias José de Santana, lembrou que uma das funções básicas da atuação do Estado está centrada no poder de polícia administrativa, para imposição dos limites e estabelecimentos de parâmetros. Ele afirmou para os novos agentes metrológicos que eles não são apenas técnicos metrológicos, mas a “mão do Estado que impõe limites, verifica o cumprimento dos parâmetros e zela pelo respeito às leis, regulamentos e normas”.

O secretário ressaltou ainda, que existem outras dimensões importantes nos afazeres dos metrologistas. Entre elas está o da preservação de vidas humanas. É da boa prática da fiscalização que vidas humanas podem ser salvas, sintetizou. Por fim, disse que os desafios não são apenas nos campos técnicos e educacionais. O respeito à dimensão ética e moral no fazer profissional cotidiano é outro aspecto imperioso para qualificar o desempenho dos trabalhos dos agentes públicos.

O presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada, se disse muito satisfeito em participar do evento de formatura dos novos agentes fiscais de metrologia do Ipem-SP. Ressaltando a nobreza da metrologia – ciência das medições -, o presidente do Inmetro destacou que o fulcro da atuação das organizações metrológicas e seus agentes está na agregação de confiança nas medições para proteger o cidadão nas relações de compra.

A agregação de confiança é subjacente a qualquer civilização, é o esteio para o bom funcionamento de qualquer sociedade. Por isso, o metrologista é cada vez menos um agente cartorial e muito mais um técnico cujos atributos não se referem mais apenas ao volume, ao peso e às medidas. O constante e contínuo processo de evolução da sociedade impõe o necessário aprimoramento técnico e educacional. Ele lembrou ainda que nas próximas décadas, as tarefas de apoio a questões básicas para a defesa da cidadania serão cada vez maiores.

Antonio Lourenço Pancieri, superintendente do Ipem-SP, também fez menção à importância e responsabilidade dos metrologistas na gestão da causa pública. Isso porque o Estado outorga ao agente público metrologista poder para autuar, apreender e interditar e essas atividades devem ser conduzidas de maneira ética, com grandeza e responsabilidade.

O superintendente do Ipem-SP reiterou a manifestação do presidente do Inmetro, quando este destacou os novos papéis reservados para a profissão. Trata-se de uma carreira técnica e dinâmica, porque o desenvolvimento dos processos tecnológicos e produtivos são complexos e dinâmicos. Assim, ao metrologista está reservado não apenas o papel de agente do Estado para coibir o erro, mas também o papel de parceiro dos agentes da produção, na promoção de melhorias nos processos produtivos. Enfim, o metrologista pode contribuir para aperfeiçoar o Estado e o País, pois esta é uma profissão a serviço da cidadania.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)