Certidão de prontuário da CNH pode ser solicitada gratuitamente

É o vigésimo serviço eletrônico disponibilizado no site e será prestado nos postos de atendimento até o fim de junho

qua, 05/06/2013 - 15h03 | Do Portal do Governo

A certidão de prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que antes custava R$ 21,31 e só podia ser requerida presencialmente nos postos de atendimento, agora pode ser solicitada gratuitamente direto no portal do Detran.SP.

Apenas condutores habilitados no Estado de São Paulo podem retirar a certidão, que informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos e comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH.

LEIA TAMBÉM
Saiba como renovar sua CNH 
Veja o calendário do licenciamento 2013 

É preciso fazer o cadastro no portal, criar login e senha de uso pessoal para solicitar a certidão. No momento da emissão, será gerado um código para posterior consulta do documento no portal.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Normalmente o documento é utilizado para fins judiciais, trabalhistas, de aposentadoria, mas em alguns casos para a realização de cursos especializados, quando é necessário comprovar a situação da habilitação, como o de motofrete e mototáxi, entre outras finalidades.

Em geral, taxistas, motoboys e motoristas de ônibus e caminhão são os que mais utilizam o documento, mas o serviço pode auxiliar toda a população. Vale ressaltar que mesmo com a disponibilização online, o serviço continuará disponível nos postos de atendimento até o final do mês de junho.

Novo Detran

Esse serviço eletrônico é o 20º lançado e faz parte das iniciativas do novo modelo do Detran-SP, que pretende informatizar a maioria dos serviços prestados.

Além da certidão de prontuário, estão disponíveis no portal do Detran-SP a 2ª via da habilitação, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID). Também é possível consultar pontos na CNH, alterar endereço da habilitação e do veículo (no mesmo município), pesquisa de multas, débitos e restrições de veículos, fazer a Comunicação de Venda e testar os conhecimentos no Simulado de Prova Teórica, entre outros serviços.

Do Portal do Governo do Estado