Cerimônia marca aniversário da incorporação da Universidade de Bauru à Unesp

Solenidade teve participação de personagens importantes para história da instituição, além de apresentações culturais

qua, 19/09/2018 - 10h08 | Do Portal do Governo

Uma sessão solene realizada na última quinta-feira (13), no anfiteatro Guilherme Rodrigues Ferraz, comemorou os 30 anos da incorporação da Universidade de Bauru à Universidade Estadual Paulista (Unesp). Vale destacar que o evento, organizado pelas três faculdades (de Ciências, de Engenharia e de Arquitetura, Artes e Comunicação), teve a participação de personagens marcantes para a história da instituição no município, além de apresentações da Orquestra Municipal e da Companhia Estável de Dança.

Os profissionais relembraram os desafios e celebraram os avanços conquistados durante as três décadas de trabalho conjunto. “A incorporação foi uma conquista sem igual. Isso propiciou o ensino público gratuito aos nossos alunos e a possibilidade de nossos professores progredirem na carreira docente”, ressalta Pedro Walter de Pretto, ex-reitor da Universidade de Bauru.

“O caso de Bauru é um dos mais importantes no que diz respeito a alunos de graduação e tem uma presença crescente na pós-graduação. É um campus que evoluiu muito nos últimos anos e apresenta indicadores de excelência”, explica Carlos Graeff, pró-reitor de Pesquisa da Unesp.

Ciência

A instituição tem aproximadamente 5,3 mil estudantes em cursos de graduação, 1,3 mil na pós-graduação e um orçamento anual de R$ 137 milhões. “Precisamos criar as pontes e acabar com os muros entre as universidades e a comunidade bauruense. Aqui, produzimos ciência e tecnologia também”, salienta Clodoaldo Gazzetta, prefeito de Bauru.

“Recebemos essas pessoas e mostramos para elas que toda essa trajetória que elas tiveram resultou na beleza que é a grande produtividade da Unesp”, avalia Maria Cristina Gobbi, chefe do Departamento de Comunicação Social e vice-presidente da Comissão Organizadora dos eventos em comemoração aos trinta anos de Incorporação da Universidade de Bauru à Unesp.

A solenidade também contou com uma apresentação da Orquestra Municipal de Bauru, que tocou clássicos da música mundial, além de um repertório particular, bem como a performance da Companhia Estável de Dança, um projeto da prefeitura administrado pela Secretaria Municipal de Cultura.