Cerca de 4 mil alunos das Etecs são aprovados em universidades públicas

Estudantes ingressaram em instituições federais e estaduais

qui, 17/03/2016 - 19h29 | Do Portal do Governo

Os mais disputados vestibulares de instituições públicas do país receberam, aproximadamente, quatro mil alunos vindos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) neste primeiro semestre de 2016.

De acordo com levantamento feito pelo Centro Paula Souza com 160 unidades, os ex-alunos das Etecs conquistaram vagas em universidades federais e estaduais.

No topo da lista das Escolas Técnicas Estaduais que mais tiveram alunos aprovados está a Profª Anna de Oliveira Ferraz de Araraquara, com 176 alunos universitários. Em seguida, vem a escola Cel. Fernando Febeliano da Costa de Piracicaba, e Vasco Antonio Venchiarutti com 134 e 121, respectivamente.

Além das universidades paulistas, como USP, Unesp e Unicamp, os alunos também foram aprovados em instituições dos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, por exemplo. Ainda há aqueles que garantiram entrada em universidades do exterior, como nos Estados Unidos, Espanha e Portugal. 

Exemplos 
O ex-aluno do Ensino Médio na Etec Cubatão Guilherme Henrique Almeida Silva foi um dos que teve a opção de escolhe em qual universidade pública estudar. Guilherme foi aprovado em Engenharia Mecânica na federal de Santa Catarina (UFSC), na federal do Paraná (UFPR) e na Unesp. “Achei muito bom poder escolher, gosto muito de Exatas”, comemora o novo universitário da UFSC. 

Já o estudante Leonardo Seivane, de 18 anos, optou em ir para um pouco mais longe. Ele é um dos alunos a carimbar o passaporte para continuar os estudos em outro continente.

Leonardo cursou o técnico de Informática integrado ao Ensino Médio na Etec Professora Carmine Biagio Tundisi em Atibaia, e, a partir do segundo semestre, inicia o curso de Engenharia de Energias Renováveis, na Universidad de Huelva, na Espanha. 

Do Portal do Governo do Estado