Cerca de 10 mil turistas viajaram no Expresso Turístico

Serviço se tornou uma nova opção de lazer dos paulistanos

seg, 18/01/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transportou cerca de 10 mil passageiros em 2009 – primeiro ano de funcionamento do serviço. O trajeto com destino a Jundiaí (semanal, aos sábados) registrou 7 mil viajantes e o para Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos), 3 mil. Ao todo, foram 58 viagens no ano passado.

Em função da elevada procura pelo serviço, a CPTM proporcionou viagens extras nos dias 9 de julho, 7 de setembro, 12 de outubro e 20 de novembro para Jundiaí, e nos dias 5 e 19 de julho para Mogi.

O serviço, inaugurado em abril de 2009, se firmou como uma nova opção de lazer. Para se ter uma idéia do sucesso entre os usuários, as vagas em janeiro no trem para Jundiaí já estão esgotadas. Só há vagas para o final de fevereiro.

Os passeios são feitos a bordo de uma locomotiva a diesel, reformadas pela CPTM, que conduz dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. São 174 assentos mais uma vaga para cadeira de rodas por viagem, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores devidamente capacitados para orientarem os passageiros e darem informações turísticas ao longo da viagem.

O Expresso Turístico é resultado de uma parceria da Secretaria dos Transportes Metropolitanos com a CPTM, integrando pontos de interesse turístico localizados em diversas partes da malha férrea. Ele faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, do Governo de São Paulo, no valor de R$ 21 bilhões, o maior investimento em transporte público já realizado no Brasil.

Serviço
Compra de passagens: bilheteria do saguão principal da Estação da Luz
Funcionamento da bilheteria: de segunda-feira a domingo, das 6 horas às 18h30
Pagamento: apenas em dinheiro
Preço: R$ 28 (unitário), com desconto de 50% para até 3 acompanhantes

Da CPTM