Cerca de 1,6 milhão participam da Virada Cultural Paulista

Com investimento de R$ 6,5 mi, Virada levou para 30 municípios mais de 1.070 atrações gratuitas

dom, 23/05/2010 - 19h22 | Do Portal do Governo

(atualizado 24 de maio)

Cerca de 1,6 milhão de pessoas ocuparam ruas, praças, parques, teatros, salas de cinema, unidades do SESC, além de centros culturais e outros espaços, para conferir as atrações promovidas na Virada Cultural Paulista. A estimativa foi feita com base em levantamentos da Polícia Militar, nos shows ao ar livre, e no controle de ingressos para os eventos fechados.

Com investimento de R$ 6,5 milhões, a Virada levou para 30 municípios do Estado mais de 1.070 atrações gratuitas, ampliando o sucesso de 2009, que promoveu 563 atividades em 20 cidades. Confira aqui o público presente em cada cidade.

Neste ano, a Virada teve um diferencial: a presença de nomes destaque no cenário internacional, como Cat Power, que movimentou Jundiaí e São José dos Campos; Manu Chao, que agitou Santos e Araraquara; a banda Mudhoney, que tocou em Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto; e Yann Tiersen, que se apresentou em Piracicaba e São João da Boa Vista.

Pouco antes do show da cantora americana Cat Power, realizado neste domingo, 23, em São José dos Campos, o governador Alberto Goldman falou entusiasmado sobre o sucesso do evento e sobre o envolvimento positivo da população local. “O que se pode constatar foi a presença e participação maciça da população e uma excelente qualidades nas atrações culturais e shows”, afirmou o governador.

No encerramento do evento, Goldman ressaltou também o crescimento contínuo a cada ano desde que a Virada começou em 2007. “Espero que até o ano que vem possamos ter mais cidades. Tem sido um sucesso geral porque há uma diversidade enorme de grupos para todos os gostos. De crianças até idosos, passando por jovens de todas as idades e vontades”.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, que também acompanhou o encerramento da Virada em São José dos Campos, o evento já integra a agenda cultural do Estado. “A Virada está em constante crescimento. Tanto no que diz respeito ao número de cidades quanto ao investimento do Governo”, destacou o Secretário.

A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, criada na gestão de José Serra quando prefeito de São Paulo, a Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 200 atrações e um público de 200 mil pessoas. Em 2008, foram 476 atrações em 19 cidades, atingindo um público de mais de 738 mil pessoas. Em 2009, a Virada atingiu 20 cidades, contou com 560 atrações e levou 1 milhão de pessoas para as ruas.

A edição de 2010 foi realizada em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Bertioga, Caraguatatuba, Cubatão, Franca, Guarujá, Indaiatuba, Itanhaém, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mongaguá, Peruíbe, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba.

Da Secretaria da Cultura