Cerca de 1,5 tonelada de lixo foi recolhida no Mutirão Mar Limpo

Cerca de 50 embarcações participaram do recolhimento do lixo do mar, no litoral de São Paulo

ter, 26/02/2008 - 8h02 | Do Portal do Governo

A rotina do último sábado, 23, começou diferente no Baía São Vicente Iate Clube (BSVIC), com a presença de várias autoridades, ambientalistas e jornalistas, além de simpatizantes, atentos e engajados em dar a largada à uma ação ambiental pioneira, afinal realizada com muito entusiasmo e ampla participação. A campanha “Mutirão Mar Limpo”, organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), em parceria com o BSVIC, contou com aproximadamente 300 pessoas e cerca de 50 embarcações, que participaram dos trabalhos recolhendo lixo no mar.

Somente em São Vicente, por volta de 200 pessoas, distribuídas em 30 embarcações, recolheram por duas horas, na Baía de São Vicente, cerca de 700 quilos de lixo. Outros 800 quilos de lixo foram retirados, também no sábado, pelos representantes de organizações não governamentais (ONGs) do litoral, que aderiram ao movimento e fizeram a coleta do lixo, nas praias e no mar, em Santos, nas praias de Paranapuã e de Itaquitanduva, no Parque Xixová-Japuí, e em Ilhabela, totalizando cerca de 1,5 tonelada de lixo, no total, recolhida no Mutirão.

O gestor ambiental Marcius Cocco, junto com amigos, foi quem mais retirou lixo do mar, em São Vicente, tendo recolhido cerca de 300 quilos, entre garrafas pet e muito plástico, sendo o vitorioso na contagem de quem mais recolheu lixo, na campanha. Cocco disse que sai frequentemente para passear pela região e se diz muito decepcionado com a sujeira, “pois a cada ano o lixo vem aumentando nas encostas”. Assim como Cocco, os outros participantes que se inscreveram no evento receberam um certificado de participação.

Conforme a secretária-executiva da Agenda 21 da Prefeitura de São Vicente e coordenadora do trabalho de triagem do lixo, Maria José Gallo, o total de objetos recolhidos em São Vicente foi de 4.343, com ampla maioria de plásticos diversos, em número de 1.953; em 2º lugar, vieram as garrafas tipo pet, com 976, e em 3º, as sacolas plásticas, com 545. O que também surpreendeu a coordenadora e sua equipe, composta de biólogos, engenheiros químicos e técnicos em educação ambiental, entre outros profissionais, foi o total de pedaços de madeira recolhidos do mar: 285, de todos os tamanhos.

De acordo com ela, o lixo está sendo encaminhado para as oficinas de reciclagem da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (CODESAVI), da Prefeitura e também para cooperativas. Outros tipos de materiais coletados e seus totais: borracha – 154; isopor – 150; caixa “tetra pak” (embalagens cartonadas) – 88; vidro – 58; metais diversos – 26; fraldas descartáveis – 24; papel e papelão – 24. Em quantidades menores, foram encontrados ainda latas de alumínio, vassouras, escovas dentais, espuma de colchão, malas (mochilas), cordas e velas.

Despertar a consciência ambiental

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, referindo-se ao Mutirão Mar Limpo, “essa atitude é pioneira e depois dessa campanha novas portas irão se abrir, inclusive para outras ações que irão contribuir para a recuperação e preservação do meio ambiente”. Ele lembrou também dos outros Mutirões já realizados pela SMA, como o das Sacolas Plásticas e o do Verde, e adiantou que “outros Mutirões estão vindo aí: do lixo eletrônico, das pilhas e baterias, e da água“.

Graziano agradeceu o apoio recebido e explicou que o Mutirão é uma ação simbólica e tem como objetivo despertar a consciência dos comandantes, marinheiros, mergulhadores e de todos que se utilizam do mar de alguma maneira, para que, ao se depararem com as garrafas, vidros e outros tipos de lixo, além de recolhê-las, quando voltarem do passeio, dêem uma destinação adequada a esse lixo. “Mas o mais importante é não descartá-los no mar”, frisou.

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, presente também ao evento, disse que essa campanha é um “grito de demonstração e de respeito ao mar, uma ação ambiental essencial, e de educação ambiental“. Ele anunciou que as obras da SABESP de coleta e tratamento de esgotos já começaram e garantiu que em 2010 as praias estarão limpas e o estuário totalmente despoluído.

O evento teve início às 10h e contou, ainda, com as presenças do deputado estadual Luciano Batista, de vereadores, ambientalistas e muitos simpatizantes. O Mutirão Mar Limpo contou com o apoio das Prefeituras de Santos, Guarujá, São Vicente e Ilhabela, da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, Sabesp, Cetesb, Polícia Ambiental, Marinas, Revista Náutica e Associação das Operadoras de Mergulho. Em Ilhabela, quatro marinas participaram da campanha: Iate Clube de Ilha Bela, Iate Clube Pindá, Marina Porto e Marina Mistral.

Da Secretaria de Meio Ambiente

(I.P.)