Cepam: Treinamento para o Redescobrindo o Interior em Araçatuba

Treinamento reuniu 48 pessoas das 22 cidades da região que estarão recebendo os escolares de 10 a 14 e de 17 a 21 de julho

qui, 25/05/2006 - 19h23 | Do Portal do Governo

Aconteceu em Araçatuba, neste dia 25 de maio, mais uma palestra como parte do treinamento que o Cepam está realizando no interior do estado, para os coordenadores e monitores das cidades que hospedarão crianças no Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior.

O treinamento reuniu 48 pessoas das 22 cidades da região que estarão recebendo os escolares durante as semanas de 10 a 14 e de 17 a 21 de julho. Nesta semana, cerca de 280 pessoas já participaram das palestras que aconteceram em Jaguariúna, Cravinhos, Nova Europa, Nuporanga, Rancharia, Guaíra, e Lutécia, além de Araçatuba.

Nesta sexta-feira (26) acontecem treinamentos em Duartina e Votuporanga e dia 30 em Itatinga e São Miguel Arcanjo, na região de Sorocaba.

Durante as reuniões os representantes municipais tiram dúvidas relacionadas ao acolhimento das crianças e das atribuições dos municípios que irão hospedar as delegações. Promovidas pela Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI) do Cepam, as reuniões fornecem orientações sobre o funcionamento geral do programa, da importância de promover o conceito de “aprender brincando” possibilitando aos alunos participantes conhecer melhor a cultura e o modo de vida do interior, as histórias e tradições rurais, e a economia.

O coordenador Vicente Curti, responsável pela organização do Programa ressaltou os aspectos da segurança, lembrando que durante os deslocamentos e nas atividades que envolvam piscinas, lagos e outros banhos na água, os escolares devem estar sempre acompanhados de policiais militares, bombeiros e guarda-vidas. “Para isso, os municípios devem solicitar e informar sempre o Comando da Polícia Militar local, que está sempre à disposição para a tomada das providências necessárias”, acrescentou Vicente Curti.

Após a explanação do coordenador, uma sessão de perguntas e respostas ajudou a dirimir as possíveis dúvidas. Os participantes assistiram ao vídeo institucional do Programa Interior na Praia, realizado em janeiro deste ano.

O projeto “Caravanas do Conhecimento”, é desenvolvido em duas etapas: em janeiro tem o Interior na Praia (que este ano registrou recorde de participação com quase 9 mil crianças); em julho acontece o Redescobrindo o Interior.

A expectativa é de que este ano, 7200 crianças da capital e dos municípios do litoral de São Paulo conheçam o modo de vida e a cultura do interior do estado. A etapa Redescobrindo o Interior acontece em duas semanas de viagens, a primeira dos dias 10 a 14, e a segunda dos dias 17 até 21, e deverá mobilizar mais de oito mil pessoas, entre crianças, monitores, policiais militares (que acompanham as delegações para garantir a segurança dos alunos e alunas), motoristas e funcionários da rede oficial de ensino do Estado.

  Do Cepam