Cepam: Sol e mar agitam a primeira semana do Interior na Praia 2006

Mais de 2.800 crianças, de 60 cidades do Interior do Estado participam do Programa

qui, 12/01/2006 - 14h25 | Do Portal do Governo

Durante esta semana, mais de 2.800 crianças, de 60 cidades do Interior do Estado participam do Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia 2006, que, durante todo o mês levará alunos de 9 a 11 anos da rede pública de ensino para conhecer o Litoral Paulista.

A previsão é de que 8.680 crianças que estudam na rede pública visitem as cidades do litoral e entrem no mar pela primeira vez. São 16 municípios que recebem as delegações, também chamados de hospedeiros.

Encontro com o mar

Na tarde do dia 9 de janeiro, na Ponta da Praia em Santos, 240 crianças de Cravinhos, Guaíra, Nova Europa e Ribeirão dos Índios, hospedadas na Escola Técnica Escolástica Rosa, foram recebidas pela secretária municipal de Educação, Suely Alves Maia, que deu as boas vindas, ressaltando que “além da praia, as crianças vão conhecer nossa cidade”.

Antes de cair na água, as crianças ouviram atentamente a palestra do primeiro tenente Carlos da Silva, que é o comandante dos Postos de Bombeiros Marítimos de Santos, sobre os cuidados na hora do banho de mar, que enfatizou: “Água no umbigo, sinal de perigo!”

Na tenda montada na praia, o presidente do Cepam, Renato Amary, recepcionou as crianças e o prefeito José Carlos Carrascosa, de Cravinhos, enfatizando que “este momento mágico, do primeiro mergulho destas crianças no mar, emociona e nos gratifica pela coordenação do Programa”. Estavam presentes também a secretária de Educação e o secretário Lidney Castro Valejo, de Esportes do município de Santos.

Passeio de Barca

No segundo dia no litoral, as 240 crianças hospedadas no Guarujá, vindas dos municípios de Borborena, Capão Bonito, Guará, Itirapuã, Nova Guataporanga e Paraíso foram recebidas por Renato Amary, no terminal de passageiros da Dersa, que faz a travessia entre Vicente de Carvalho e Santos. Estavam presentes a Diretora de Educação do Guarujá, Cristina Zanella e o secretário municipal de Educação de Guará, Roberto José Pereira dos Santos.

Elas fizeram um passeio pela orla marítima e puderam conhecer de perto a estrutura do Porto de Santos, considerado o maior da América Latina em volume comercial. Observaram o canal do porto e o movimento das embarcações, desde canoas, escunas e rebocadores até os grandes navios.

Visita Cultural

As crianças do programa participam de diversas atividades esportivas, educacionais e culturais. No dia 10, no Parque Cultural da Vila Temática em São Vicente, 160 alunos dos municípios de Lourdes, Nova Europa, Penápolis e Timburi assistiram encenações teatrais sobre a fundação da Vila de São Vicente, com personagens trajando roupas de época.

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia recepcionou as crianças durante o passeio na vila temática, e recebeu das mãos do presidente Renato Amary, do Cepam, uma placa em agradecimento à acolhida dada aos participantes do Interior na Praia 2006.

Amary ressaltou “a importância dessa semana de descobertas para as crianças, o que nos deixa a todos muito felizes!”. O prefeito Tércio Garcia lembrou às crianças que São Vicente foi a primeira cidade do Brasil, enfatizando “aqui neste lugar foi fundado o nosso País. O Brasil que amamos!”

O Projeto

O Caravanas do Conhecimento vai levar para a Baixada Santista e os litorais sul e norte de São Paulo, 8.680 crianças de 9 a 11 anos, de 177 municípios do interior de São Paulo. Este ano, 16 cidades do litoral, incluindo Cubatão, receberão os estudantes. Na tarde desta segunda-feira, o presidente do Cepam, Renato Amary, acompanhou na Ponta da Praia, em Santos, o momento em que as crianças entraram no mar pela primeira vez.

Das regiões de Sorocaba e Itapeva, 24 municípios participam do projeto. Sarapuí, Salto de Pirapora, Mairinque, São Miguel Arcanjo e Boituva são alguns dos municipios da região de Sorocaba que estão no programa. Os estudantes viajam entre os dias 16 e 23 de janeiro para o litoral.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Em janeiro, durante as semanas de 9 a 13; de 16 a 20 e de 23 a 27,

o Programa vai atender 217 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 177 municípios paulistas.

Realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais, o Programa Caravanas do Conhecimento é organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais. Na edição passada do Interior na Praia, 7.520 estudantes visitaram o litoral paulista.

“Criado na década de 80 com o intuito de disseminar o conceito de aprender brincando, levando crianças com idade entre 9 e 11 anos de idade, da rede oficial de ensino do Estado, para conhecerem regiões e paisagens, cultura e histórias diferentes daquelas que estão acostumadas em suas cidades de origem, o Programa Caravanas do Conhecimento, dividido em duas etapas, já favoreceu aproximadamente 25 mil crianças”, esclarece Renato Amary

A etapa de verão, Interior na Praia, acontece sempre em janeiro e leva crianças do interior para o litoral, e a etapa Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso, levando crianças da Capital e das cidades litorâneas para o interior do Estado.

A programação completa das atividades e cidades participantes, com os  locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br).