Cepam: Seminário sobre Recursos Hídricos em Bilac

Objetivo é capacitar agentes públicos municipais no Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado

sex, 26/05/2006 - 8h12 | Do Portal do Governo

Com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de 24 municípios da região, a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam realizou nesta quinta-feira (25), em Bilac, mais um Seminário “O Municipio e a Gestão dos Recursos Hídricos”.

Na abertura dos trabalhos o prefeito de Nova Luzitânia e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, Laerte Aparecido Rocha, agradeceu a presença dos representantes municipais e principalmente ao Cepam, pelo trabalho que vem prestando aos municípios no interior do Estado de São Paulo. “É um trabalho importante de conscientização e aprendizado e com esse evento, damos um passo a frente na missão de oferecer à população qualidade de vida”, disse.

Falando em nome do Cepam, o gerente de Recursos Hídricos, Aguinaldo Catanoce, agradeceu ao prefeito anfitrião pela acolhida e os municípios participantes, citando que das 27 cidades que integram o Comitê, que foram convidadas, 24 estavam presentes. Catanoce ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos Comitês, lembrando que o Cepam iniciou a série de Seminários pelo interior paulista, justamente para ajudar os municípios nesse trabalho. Ele citou também a presença de representantes do municipio de Sete Lagoas-MG, no seminário. “Isso mostra a conscientização que o tema precisa do Poder Público”, disse.

Já o prefeito de Bilac, José Roberto Rebelato, saudou os participantes do seminário e fez agradecimento especial ao Cepam por promover em seu municipio um evento de extrema importância para a região. “Bilac se sente muito honrada e feliz em sediar este seminário. Em nosso municipio temos 7 microbacias, 5 já estão instaladas. Precisamos cuidar da preservação dos nossos rios e mananciais e o trabalho das microbacias, com apoio do Fehidro, do Cepam, tem sido fundamental”, disse.

O Seminário “O Municipio e a Gestão dos Recursos Hídricos”, é desenvolvido pelo Cepam, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Tem como objetivo principal a capacitação de prefeitos e agentes públicos municipais no Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado, através de palestras, análises de dados e diagnósticos das bacias hidrográficas, de forma a garantir a preservação, a conservação e o desenvolvimento de políticas municipais do setor. Em sua palestra, Catanoce falou sobre Uso e ocupação do solo, zoneamento e planejamento, lembrando que muitos administradores erram ao pensar que isso não faz parte do Plano Diretor da cidade. “Está na Constituição que o Poder Público deve fazer o planejamento, independente do número de habitantes”, citou Catanoce.

A mesa de abertura foi composta por Jair Rosseto (diretor do Escritório Regional de Planejamento de Araçatuba), Márcio Souza Lima (prefeito de Barbosa), Aguinaldo Catanoce (gerente de Recursos Hídricos do Cepam), José Roberto Rebelato (prefeito de Bilac), Laerte Aparecido Rocha (prefeito de Nova Luzitânia e presidente do Comitê das Bacias do Baixo Tietê), Dui Caselli (prefeito de Magda) e Arso Varoni (prefeito de Coroados).

Na parte da tarde o Seminário foi reservado para apresentação de Experiências Municipais CBH – TietêJacaré – Bocaina, Centro de Referência: A Escola da Água; Projeto Olho DÁgua, por João Francisco B. Danieletto; CBH – Baixo Tietê – Penápolis – Saneamento Ambiental e Centro de Referência Ambiental, por Lourival Rodrigues dos Santos; Saneamento Vegetal em Áreas Municipais – Controle de Pragas Urbanas, com Silvio César Mello Junior, engenheiro agrônomo e Rose Mary Costa Fernandes, médica veterinária.

Antonio Cezar Leal, professor coordenador da Unesp de Presidente Prudente, falou sobre Resíduos Sólidos e o gerente de Recursos Hídricos do Cepam, Agnaldo Catanoce, fechou o evento falando sobre “A Experiência do Programa de Gestão Municipal de Recursos Hídricos, do CBH – PCJ”.

Do Cepam

J.C.