Cepam: Seminário sobre Políticas Culturais reúne representantes de 8 municípios

Participaram representantes de Dois Córregos, Brotas, Bocaina, Jaú, Lins, Mineiros do Tietê, Pederneiras e Piratininga

ter, 18/07/2006 - 21h08 | Do Portal do Governo

Na manhã desta segunda-feira (17/07), a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Dois Córregos, realizou mais um Seminário Regional. As “Políticas Culturais Municipais” e o “Desenvolvimento Local” foram os temas abordados na decorrer do dia.

O evento, que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (Av. Helcy Bueno Faulin, 550), contou com a presença de aproximadamente 40 participantes dos municípios de Dois Córregos, Brotas, Bocaina, Jaú, Lins, Mineiros do Tietê, Pederneiras e Piratininga.

A mesa de abertura foi composta pelos representantes de Dois Córregos: o prefeito Luís Antonio Nais, o presidente da Câmara Witter Francisco Soffner, o vice-prefeito Antonio Hilário Francisconi Filho e a diretora de Cultura e Turismo Sabrina Prado, além do assessor do Gabinete do Cepam, César Múcio.

Para o presidente da Câmara, Witter Soffner, que solicitou a realização do evento em Dois Córregos, “esta é uma oportunidade de receber as orientações de um órgão especializado como é o Cepam”. Saudando a todos os participantes, ele lembrou que a implantação de projetos culturais “com certeza traz crescimento e geração de emprego e renda para o município e toda a região”.

Falando em nome do Cepam, o assessor de Gabinete, César Múcio, ressaltou a importância da cultura no cenário econômico e político do País. Lembrou dos tempos em que foi secretário de cultura no município de Botucatu e das dificuldades encontradas, “hoje estamos aqui para discutir as questões que envolvem a implantação e a gestão das políticas públicas, com o apoio do Cepam”. Para ele, “a cultura é um espaço de liberdade e esta cidade e a região merecem aplausos pela iniciativa”.

Fechando a solenidade de abertura, o prefeito de Dois Córregos, Luis Antonio Nais, agradeceu aos representantes da área cultural dos municípios presentes, destacando que “a questão cultural está incorporada nos projetos e programas desenvolvidos no município”. Nais falou dos projetos de turismo e cultura que em Dois Córregos estão embasados nas lendas existentes, citando os concursos literários, os encontros de poesia e a realização, pelo oitavo ano consecutivo do Concurso Regional de Quadrilhas, que no último fim-de-semana reuniu participantes de 12 grupos da região.

Em seguida, a palestrante Maria Alice Machado de Gouveia, especialista em Administração e Cultura falou sobre a Produção Cultural de Massa e os entraves à Produção Local; O Fortalecimento da Produção Local; A Cultura como base do de Desenvolvimento Local.

Na parte da tarde, os palestrantes seguem tratando de temas como Instrumentos Metodológicos Aplicáveis na Elaboração de Políticas Culturais; O esforço dos Municípios; Parecerias e Projetos Culturais; As Leis de Incentivo da Ótica dos Empresários e de outros Financiadores, além de apresentação de casos e debates.

  Do Cepam