Cepam: Redescobrindo o Interior prossegue treinamento para monitores da Grande SP e Capital

Programa vai ser realizado nas férias de julho

sáb, 01/07/2006 - 15h50 | Do Portal do Governo

Os monitores da Grande São Paulo e da Capital que acompanharão os estudantes do Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior 2006, que acontece no mês de julho, participam dos treinamentos dados pelo Cepam durante a semana.

Os treinamentos começaram no dia 14  de junho, seguindo nos dias 19, 20, 21, 23, 28 e 29. O próximo será na segunda-feira, dia 3 de julho, no Auditório da Sede do Cepam (Av. Prof. Lineu Prestes, 913 – Cidade Universitária – São Paulo).

Da Grande São Paulo, além da Capital, os monitores são de escolas de Arujá, Caieiras, Cajamar, Cotia, Diadema, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.

Entre os dias 5 e 9 de junho, os monitores das cidades do litoral foram treinados pela equipe do Cepam que coordena as ações para a realização do programa.

Promovidos pela Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI) e a Escola Cepam de Gestão Municipal, o treinamento reuniu professores e monitores de delegações do Guarujá, Cubatão, Bertioga, Ilha Comprida, Itanhaém, Praia Grande e Caraguatatuba.

Segundo as normas básicas do Programa, os monitores devem ser maiores de 21 anos e demonstrar espírito de iniciativa e liderança, “Eles são a referência dos alunos durante as viagens, são os pais, mães, amigos e companheiros de todas as horas, devem ter tato com crianças”, disse Vicente Curti, coordenador da CRI.

Técnicos do Cepam estão oferecendo orientações sobre o funcionamento geral do programa, com dicas de segurança, transportes, noções de primeiro socorros, entre outras, ressaltando a importância de promover o conceito de “aprender brincando”, o que possibilita aos alunos participantes conhecer melhor a cultura e o modo de vida do interior, as histórias e tradições rurais, o meio ambiente e a economia local.

Após a explanação dos técnicos, uma sessão de perguntas e respostas ajuda a dirimir as possíveis dúvidas. Os participantes assistem, ainda, ao vídeo institucional do Programa Redescobrindo o Interior 2005.

O Programa

O Programa Caravanas do Conhecimento acontece em duas etapas: em janeiro tem o Interior na Praia (que este ano registrou recorde de participação com quase 9 mil crianças); e em julho acontece o Redescobrindo o Interior.

A etapa Redescobrindo o Interior será realizada em duas semanas de viagens: a primeira entre os dias 10 e 14, e a segunda de 17 a 21 de julho, mobilizando cerca de oito mil pessoas, entre crianças, monitores, policiais militares (que acompanham as delegações para garantir a segurança das crianças), motoristas e funcionários da rede oficial de ensino.

Durante a estadia de uma semana em escolas adaptadas nos municípios chamados de hospedeiros, as crianças participam de uma série de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. Confira a programação de atividades no Interior, acessando a página do Programa Caravanas do Conhecimento.

  Do Cepam