Cepam promove encontros temáticos com gestores públicos

Encontro apresentará caminhos para auxiliar na condução de circunstâncias emergenciais

seg, 01/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) inicia neste mês os Encontros Temáticos 2010. O primeiro será realizado no dia 17 e abordará um assunto atual que atingiu parte dos municípios paulistas: os desastres naturais. Com o título Previsão e Monitoramento de Situações de Risco – Como as Ferramentas de Geoprocessamento Podem Ajudar os Municípios, o encontro apresentará caminhos para auxiliar na condução de circunstâncias emergenciais.

“O excesso de chuvas, nos primeiros meses deste ano, afetaram diversos municípios do Estado, como Cunha e São Luiz do Paraitinga. Até o dia 22 de fevereiro, dados da Defesa Civil revelavam que cerca de 153 cidades estavam em situação de risco”, exemplifica a coordenadora da Escola Cepam de Gestão Municipal, Zenaide Sachet. “Com isso, muitos gestores encontraram dificuldades para reestruturar seus municípios. O encontro vai orientá-los para prever esses acontecimentos e lidar com eles”, explica.

De acordo com a geógrafa e técnica do Cepam, Josefina De Leo Ballanotti, estão disponíveis, na Internet, diversos softwares de geoprocessamento gratuitos, mas poucas pessoas sabem que essas ferramentas existem.  “A maioria não sabe que esses programas existem ou não tem ideia de como utilizá-los. No encontro, serão expostas diversas ferramentas, desde as mais simples até as mais sofisticadas para monitoramento de território. Vamos explicar o que são, como utilizá-las e onde encontrá-las”, afirma.

O geoprocessamento se refere às diversas tecnologias de análise, tratamento e reprodução de dados geográficos, por meio de programas de computador. Entre as tecnologias disponíveis, estão o processamento digital de imagens, a representação digital do terreno e o Sistema de Informações Geográficas (SIG).

O encontro será realizdo na sede do Cepam, localizado na Avenida Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária – São Paulo, das 9 às 16 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site, até as 18 horas do dia 15 de março. O investimento é de R$ 100,00. Para obter mais informações, ligue para (11) 3811-0308/ 0309/ 0339.

Para acessar a ficha de inscrição, clique aqui.

Encontros Temáticos 

Os Encontros Temáticos, promovidos pela Escola Cepam, são realizados ao longo do ano e debatem assuntos variados. Os eventos sempre contam com exposição de especialistas na área. O objetivo é incentivar a troca de experiências entre os gestores públicos.

Para este ano, estão previstos dez eventos. “Nossos encontros são pautados em temas atuais. Embora as datas já estejam definidas, os temas serão escolhidos com 45 dias de antecedência”, salienta Zenaide.

Do Cepam