Cepam promove encontro sobre gestão de recursos hídricos

Reunião acontece na próxima segunda-feira, 26, no município de Arthur Nogueira

qui, 21/02/2008 - 19h50 | Do Portal do Governo

A Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), em conjunto com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH – PCJ), promove, na próxima segunda-feira, 26, na cidade de Arthur Nogueira, o encontro “Sistema Municipal de Informações Ambientais – Consolidação das Agendas Municipais”.

Com o apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e da prefeitura de Arthur Nogueira, o evento acontece no Salão da Alternativa (Rua João Pulz, 415 – Centro), das 8h30 às 16h, e faz parte das atividades do Programa Gestão Municipal de Recursos Hídricos.

Planejamento

Nesta etapa de finalização dos trabalhos, os gestores municipais deverão estabelecer o planejamento necessário para o desenvolvimento de um Sistema Municipal de Informações Ambientais (SMIA), com a participação da comunidade local.

Na programação, destaque para a apresentação das atividades necessárias para implantar o Sistema (SMIA) e as alternativas para envolver gestores municipais e comunidade. Serão mediadores, a técnica do Cepam,  Maria de Lourdes Ribeiro Gandra (pedagoga e especialista em gestão ambiental) e o arquiteto e consultor do Cepam, Renato Arnaldo Tagnin, (com atuação em planejamento nas áreas urbana, ambiental e de recursos hídricos).

Público alvo

O evento é dirigido a prefeitos, gestores e técnicos municipais ambientais (do Executivo e Legislativos Municipais), representantes da sociedade civil (integrantes do Comitê PCJ) além dos participantes do processo de capacitação (Sisnama) e demais interessados.

O próximo encontro, que abordará os instrumentos de planejamento municipal e de recursos hídricos, acontece no dia 27 de março, em local a ser divulgado.

Atualmente estão inseridos no programa pelo PCJ, os seguintes municípios: Analândia, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Louveira, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Rafard, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Maria da Serra, Santo Antonio de Posse, Socorro, Sumaré, Toledo, Tuiuti, Valinhos, Vargem e Várzea Paulista, além de Camanducaia e Itapeva (MG).

SERVIÇO

Mais informações pelo telefone (11) 3811–0382/0362 ou pelo e-mail: celia@cepam.sp.gov.br

Saiba mais no link do Programa: http://www.cepam.sp.gov.br/v11/producao/projetos/proj2_gpu.asp

 

Da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam

(I.P.)