Cepam: Projeto leva 7 mil estudantes para visitar o Interior a partir do dia 10

Projeto Redescobrindo o Interior faz parte do programa Caravanas do Conhecimento

ter, 04/07/2006 - 8h51 | Do Portal do Governo

A Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam coordena, entre 10 e 21 de julho, mais uma edição do Redescobrindo o Interior, que vai levar cerca de 7 mil crianças para o Interior paulista, durante o período de férias escolares. São alunos da rede oficial de ensino, com idades entre 9 e 11 anos da capital, grande São Paulo e municípios do litoral que vão viajar para conhecer as paisagens e o modo de vida rural.

As delegações, com 40 crianças cada, de 21 municípios da Grande São Paulo, incluindo a Capital, e 15 do Litoral, vão partir para 173 cidades do Interior do Estado. Cada delegação leva 20 meninos e 20 meninas, sempre acompanhados por um motorista e monitores inscritos e treinados pelo Cepam.

Durante a estadia de uma semana, as crianças participam de uma série de atividades culturais e de lazer que lhes permitam vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.

O projeto faz parte do programa Caravanas do Conhecimento, que em janeiro levou quase nove mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 164 municípios de todas as regiões do Estado. Agora, os participantes do Redescobrindo fazem o caminho inverso.

Nos 173 municípios que vão receber as delegações, as escolas municipais da rede oficial de ensino foram adaptadas para servir de alojamento às crianças. Estão previstas cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas e cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência.

As viagens começam sempre às segundas-feiras pela manhã e seu retorno está previsto para a sexta-feira. Todas as crianças passam por exames médicos antes do início da viagem.

A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br).

Da Assessoria de Comunicação do  Cepam

 

(AM)