Cepam: Programa Interior na Praia termina nesta terça-feira

Durante este mês de janeiro, 8.680 estudantes realizaram o sonho de ver o mar e conheceram cidades e lugares que marcaram a história do país

sex, 27/01/2006 - 12h02 | Do Portal do Governo

Na bagagem belas imagens da praia como lembrança, uma garrafinha de água salgada para mostrar à família e muitas histórias para contar. Nesta sexta-feira 27, a última turma (2.920 alunos) do projeto Caravanas do Conhecimento, etapa Interior na Praia, inicia a viagem de volta. Nas três semanas do projeto, os 8.680 estudantes que participaram, além de realizarem o sonho de ver o mar, conheceram cidades e lugares que marcaram a história do país.

Santos, São Vicente, Itanhaém, Cananéia e Iguape estão entre as 15 cidades litorâneas, além de Cubatão, que receberam os estudantes. Nas praias da Ilha Comprida, no litoral sul, as crianças ficaram impressionadas com o tamanho e com as paisagens que seus olhinhos puderam admirar. Para Wellington (11 anos), de Cândido Mota, ver o mar pela primeira vez, ao vivo, foi a melhor coisa que lhe aconteceu. “A praia é tão linda e tão grande que eu nunca mais vou esquecer”, disse o garoto sem esconder a emoção.

Promovido pelas Secretarias de Estado de Planejamento e Educação, coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, e com apoio de outras Secretarias de Estado, Prefeituras, Dersa, DER, Sabesp e Artesp, o projeto levou estudantes da rede pública de 177 municípios, com idade entre 9 e 11 anos para uma semana de férias no litoral. A maioria deles nunca havia visto o mar ao vivo. Os dias em que passaram no litoral foram divididos entre várias atividades, além do banho de mar.

Brincadeiras, lazer, cultura e passeios por pontos turísticos e históricos também integraram o roteiro dos meninos e meninas.

O programa Caravanas do Conhecimento tem por objetivo proporcionar a alunos da rede oficial de ensino (estadual e municipal), os quais, com seus próprios meios, não teriam a oportunidade de passar esse pequeno período de férias em cidades litorâneas, conhecendo seus recursos naturais, os diferentes ecossistemas e suas referências históricas.

O Programa, amplia os horizontes dos escolares, não só por meio da vivência social proporcionada pelos relacionamentos ao longo da viagem, mas também por meio de uma nova experiência cultural que, influenciando diretamente o desenvolvimento emocional e intelectual de cada um, lhes permite voltar, ao município de origem, diferentes, com idéias mais amplas, humanas e dinâmicas.

Além disso, o programa ajuda a atingir metas enriquecedoras como: promover o lazer conjugado à educação informal e alternativa, seguindo o princípio do “aprender brincando”.

Criado em 1984 no governo Franco Montoro, o projeto foi paralisado em 1990. Em dezembro de 2004 o governador Geraldo Alckmin relançou e desde então mais de 30 mil estudantes já participaram.

“A experiência que essas crianças vivem certamente ficarão marcadas em suas vidas. É uma semana de muitas descobertas para elas, o que nos deixa a todos muito felizes”, disse o presidente da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, Renato Amary.

NUMEROS

PROGRAMA CARAVANAS DO CONHECIMENTO

INTERIOR NA PRAIA 2006 – DADOS POR SEMANA

1ª SEMANA – 9 A 13 72 DELEGAÇÕES

2.880 CRIANÇAS

60 MUNICÍPIOS VISITANTES

15 LITORAL HOSPEDEIRO

2ª SEMANA – 16 A 20/01 72 DELEGAÇÕES

2.880 CRIANÇAS

65 MUNICÍPIOS VISITANTES

15 LITORAL HOSPEDEIRO

3ª SEMANA – 23 A 27/01 73 DELEGAÇÕES

2.920 CRIANÇAS

68 MUNICÍPIOS VISITANTES

15 LITORAL HOSPEDEIRO

DADOS GERAIS:

177 MUNICÍPIOS VISITANTES (INTERIOR);

16 MUNICÍPIOS HOSPEDEIROS (LITORAL);

217 DELEGAÇÕES;

8.680 CRIANÇAS;

868 MONITORES;

217 MOTORISTAS;

217 POLICIAIS MILITARES E GUARDAS MUNICIPAIS;

19 ALOJAMENTOS;

Da Assessoria de Imprensa do Cepam

C.C.