Cepam prepara o Redescobrindo o Interior 2007

Nas semanas de 9 a 13 e de 16 a 20 de julho, durante o recesso escolar, mais de 6 mil estudantes da rede pública de ensino, com idades entre […]

qua, 20/06/2007 - 10h49 | Do Portal do Governo

Nas semanas de 9 a 13 e de 16 a 20 de julho, durante o recesso escolar, mais de 6 mil estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 9 e 11 anos, do litoral, capital e da Grande São Paulo poderão participar do Redescobrindo o Interior 2007. O programa proporciona a esses jovens – que por meios próprios não teriam condição – a oportunidade de passar uma semana de férias no interior do Estado e conhecer recursos naturais, os diferentes ecossistemas e suas referências históricas.

A iniciativa ocorre desde 2004 e, junto com o Interior na Praia, compõe o Programa Caravanas do Conhecimento, realizado anualmente (em janeiro e julho) pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas prefeituras, com o patrocínio da Sabesp. A organização e a coordenação são da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), além de parceria com outros órgãos e secretarias estaduais.

Providências

Para este ano, a expectativa é de que mais de 8 mil pessoas participem, entre alunos e monitores. Haverá 167 delegações, compostas de 20 meninos, 20 meninas, um motorista e quatro monitores treinados pelo Cepam em cada uma. Elas ficarão hospedadas em escolas adaptadas em 166 cidades do interior paulista. As viagens terão início sempre às segundas-feiras, e o retorno às cidades de origem ocorrerá às sextas-feiras da mesma semana, após o café da manhã.

Durante a estada, as crianças participarão de atividades culturais e de lazer características do modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, cachoeiras, locais de produção artesanal de alimentos e laticínios, indústrias regionais e plantações e a realização de trilhas ecológicas, artes teatrais, oficinas e jogos.

Vicente Curti, coordenador de Relações Institucionais do Cepam, explicou que a utilização das escolas como alojamentos foi discutida e aprovada pelas Delegacias de Ensino, levando-se em conta o recesso escolar de julho.

Nas próximas semanas o Cepam realizará reuniões com os coordenadores dos municípios hospedeiros para repassar as informações e orientações preestabelecidas sobre o programa. A eles cabe uma série de providências, como a escolha das escolas adaptadas para alojar as crianças, a alocação e organização dos profissionais participantes (monitores, recreacionistas, merendeiras, etc.), além de procedimentos administrativos e de organização geral do Caravanas do Conhecimento.

Da Agência Imprensa Oficial