Cepam: Políticas Culturais é tema de seminário em Apiaí

Evento reuniu cerca de 50 participantes de 10 municípios da região do Alto Ribeira

seg, 26/06/2006 - 21h31 | Do Portal do Governo

A ação cultural como alavanca para o desenvolvimento local e regional foi a principal questão discutida nesta segunda-feira (26/6), em Apiaí, durante o Seminário Regional Políticas Culturais Municipais e Desenvolvimento Local.

O evento realizado pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Apiaí, reuniu cerca de 50 participantes de 10 municípios da região do Alto Ribeira.

Em seu pronunciamento o prefeito Donizetti Borges Barbosa, de Apiaí, agradeceu a iniciativa do Cepam, elogiando o apoio e conhecimento “desta instituição que orgulha o estado de São Paulo”. Falando da importância do seminário, o prefeito lembrou que é preciso “transformar os diagnósticos da região em projetos que efetivamente possam gerar renda, trazer o desenvolvimento local e alterar os índices do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios da região”.

Da mesa de abertura, participaram além do prefeito de Apiaí, o presidente da Câmara, Fábio Estefänio Barbosa, a secretária de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Maria Sheyla Gomes Barbosa, e a diretora Cultural, Ana Maria Tadeu da Silva; o assessor do Gabinete do Cepam, Ubirajara Capelari e a consultora e palestrante Maria Alice Machado de Gouveia.

Ubirajara Capelari, representante do Cepam, agradeceu a presença de todos os participantes, informando que a Instituição está realizando um levantamento para o desenvolvimento vocacional, em 48 cidades da região, com o objetivo de estimular e incentivar o desenvolvimento regional. Segundo Ubirajara, “com as informações colhidas poderemos viabilizar os projetos que serão encaminhados ao poder estadual para implementação”.

Enfatizando que o ”Patrimônio Cultural e Tradicional Paulista, está preservado e intacto aqui na região”, a diretora Cultural Ana Maria Tadeu, de Apiaí, esclareceu que as associações e entidades locais são convidadas e estão presentes em feiras culturais do Estado de São Paulo e de todo o País.

Participaram representantes dos municípios de Apiaí, Buri, Salto, Itaoca, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Itararé, Ribeira e Nova Campina.

Durante todo o dia foram discutidos temas como A Produção Cultural de Massa e os Entraves à Produção Local; O Fortalecimento da Produção Local como Base para o Desenvolvimento da Cultura, da Educação e da Cidadania; Instrumentos Metodológicos Aplicáveis na Elaboração de Políticas Culturais; O Esforço dos Municípios: Parcerias e Projetos Culturais; As Leis de Incentivo; Apresentação de casos e debates.

Rita Bonizzi

Do Cepam