Cepam orienta gestores públicos a lidar com situações de risco

Gestores aprenderão como geoprocessamento pode auxiliar na condução de circunstâncias emergenciais

sex, 12/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Desde o início do ano, os municípios paulistas têm sofrido com a quantidade de chuvas acima do normal. Para orientar os gestores municipais a lidar com esses momentos de crise, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) realiza encontros para demonstrar como ferramentas de geoprocessamento podem ser utilizadas na previsão e no monitoramento de situações de risco. O primeiro evento deste ano acontecerá no dia 17 de março, na Cidade Universitária, em São Paulo.

“O excesso de chuvas, nos primeiros meses deste ano, afetaram diversos municípios do Estado, como Cunha e São Luiz do Paraitinga. Dados da Defesa Civil demonstravam que, no final de fevereiro, cerca de 150 cidades continuavam em situação de risco”, exemplifica a coordenadora da Escola Cepam de Gestão Municipal, Zenaide Sachet.

Serão expostas diversas ferramentas, desde as mais simples até as mais sofisticadas, para monitoramento de território. “Vamos mostrar o que são, como utilizá-las e onde encontrá-las,” explica a geógrafa e técnica do Núcleo de Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Cepam, Josefina De Leo Ballanotti.

“O geoprocessamento começa com a base cartográfica. Por isso, a importância do Plano Cartográfico, com mapas detalhados, de precisão, com dados atualizados para todos os municípios do Estado de São Paulo”, esclarece o diretor do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), Celso Donizetti Talamoni, palestrante no encontro.

O trabalho da Defesa Civil do Estado de São Paulo e a criação das defesas civis municipais é o tema que será apresentado pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Massao Kita, que também vai levar um relato das experiências das situações emergenciais no Jardim Romano, em São Paulo, e nas cidades de São Luiz do Paraitinga e Cunha.

A utilização dos dados meteorológicos, de geotecnologias e do Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Sismaden) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será abordada pelo tecnologista sênior em Processamento de Imagem, Laércio Massaru Namikawa.

Ainda no programa, os pesquisadores e geólogos do IGC, Márcia Maria Nogueira Pressinotti e Cláudio José Ferreira discutem o mapeamento de risco: métodos e geotecnologias para a gestão de desastres naturais.

Cepam

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) é uma Fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, que há 42 anos apoia os municípios em projetos para a gestão e a construção de políticas públicas.

Serviço
Previsão e Monitoramento de Situações de Risco – Como as Ferramentas de Geoprocessamento Podem Ajudar os Municípios
Dia 17 de março, das 9 às 17 horas
Local: Auditório da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam
Endereço: Avenida Prof Lineu Prestes, 913 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
Inscrições: (11) 3811-0308/ 0309/ 0339
Investimento: R$ 100,00

Do Cepam