Cepam: Municípios são convidados para o Prêmio Chopin Tavares de Lima

Objetivo é recompensar experiências de gestão municipal positivas, de estímulo ao desenvolvimento e à qualidade de vida nas cidades

qui, 18/05/2006 - 9h30 | Do Portal do Governo

Os 645 municípios do Estado de São Paulo começaram a receber, no mês passado, o questionário da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam) para participar do 2o Prêmio Chopin Tavares de Lima – Programa Novas Práticas Municipais. O objetivo é recompensar experiências de gestão municipal positivas, de estímulo ao desenvolvimento e à qualidade de vida nas cidades. A expectativa do Cepam é a de receber trabalhos de todas as regiões paulistas. O questionário é enviado às administrações municipais (prefeituras e respectivas câmaras) em forma impressa. As prefeituras podem também ter acesso ao documento no site do Cepam. Interessados devem preencher e enviar o questionário à fundação até o dia 23 de junho.

Dados adicionais, como folhetos, fotos, vídeos e documentos devem ser encaminhados se o participante julgar necessário. Na primeira edição do prêmio, dez temáticas foram escolhidas como alternativas de desenvolvimento. Algumas das iniciativas dos municípios foram programas de reurbanização de favelas, planejamento e receita, incentivo ao turismo e à proteção ambiental, coleta seletiva, cooperativas de trabalho, geração de renda, qualificação profissional e serviços da saúde.

Banco de dados

Desde 1982, por meio da Rede de Comunicação de Experiências Municipais (Recem), o Cepam coleta e dissemina informações sobre experimentos, formando banco de dados acessível às administrações públicas, aos participantes e parceiros. A Recem coleta, processa e dissemina práticas de gestão que resultam em respostas e soluções, das mais simples às de maior impacto, no espaço local e regional. Assim, o Cepam identifica e divulga as ações adotadas nos municípios, procurando alterar o padrão da gestão pública. O Cepam é uma fundação ligada à Secretaria de Economia e Planejamento. Há 30 anos presta serviços às cidades paulistas referentes à  administração, processos jurídicos, financeiros e na busca de soluções por meio de projetos de desenvolvimento municipal e regional. Mais informações, pelo telefone (11) 3811-0300 ou no site www.cepam.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam