Cepam: Livro incentiva criação de pequeno negócio em municípios

Livro Prefeito Empreendedor - Parceiro dos Pequenos Negócios, foi lançado na quarta-feira

sex, 03/02/2006 - 19h18 | Do Portal do Governo

A administração municipal pode atuar como incentivadora de pequenos negócios, que acabam gerando emprego e renda para a população local. Esta é a idéia central do livro Prefeito Empreendedor – Parceiro dos Pequenos Negócios, lançado quarta-feira.  A publicação é um esforço conjunto do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) e do Sebrae de São Paulo.

A obra pretende mostrar, por meio de experiências bem-sucedidas, como o setor público municipal tem condições de estimular e facilitar a abertura e funcionamento de micro e pequenas empresas, bem como a criação de políticas de acesso ao crédito e de estímulo à participação de empresas locais nas compras governamentais.

O livro comenta as estratégias adotadas por algumas cidades paulistas para expandir o empreendedorismo na economia local. Entre os municípios, destacam-se São José dos Campos, Campinas, Sorocaba e Bananal.

A publicação foi produzida a partir de um histórico de atuação do Sebrae nos municípios paulistas. Organizado com base num trabalho anterior, o Guia do Prefeito Empreendedor, o livro teve também como referência o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, os cursos de políticas públicas e os seminários do Cepam. Esses eventos foram realizados nos últimos quatro anos no Estado de São Paulo para prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e demais gestores municipais.

Três décadas de prestação de serviços

O Cepam é uma fundação veiculada à Secretaria de Economia e Planejamento. Há 30 anos presta serviços às cidades paulistas em questões de administração, processos jurídicos, financeiros e na busca de soluções por meio de projetos que estimulem o desenvolvimento municipal e regional.

Em São Paulo, o Sebrae é coordenado por um Conselho Deliberativo composto por 13 entidades dos setores público e privado, que representam toda a economia paulista, seja indústria, comércio, serviços, agronegócio e instituições de pesquisa e financeiras. O objetivo promover o crescimento do empreendedorismo e das empresas de pequeno porte no Estado de São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial