Cepam leva mais de 8 mil alunos da rede pública para ver o mar

Alunos da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 11 anos ficarão hospedados em escolas adaptadas em 13 cidades litorâneas

sex, 28/12/2007 - 18h36 | Do Portal do Governo

O programa Caravanas do Conhecimento, etapa Interior na Praia 2008, vai levar mais de 8 mil crianças do Interior para conhecer o mar. São alunos da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 11 anos [nascidos entre 8/01/1996 e 7/01/1999], que ficarão hospedados em escolas adaptadas em 13 cidades litorâneas.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Em janeiro, durante as semanas de 7 a 11; de 14 a 18; e de 21 a 25, o Programa vai atender a 202 delegações [com 40 crianças cada], vindas de 194 municípios paulistas.

Antes da partida, as comissões municipais em cada cidade do interior participante, responsáveis pela seleção dos alunos, realizam uma série de procedimentos como reunião com os pais, seleção e inscrição dos escolares, exames médicos das crianças, escolha e cadastro dos monitores, inscrição e seguro para a viagem, etc.

Os 880 monitores que acompanham as crianças participaram de uma videoconferência, realizada pelo Cepam e pela Rede do Saber[www.rededosaber.sp.gov.br], onde receberam orientações gerais, além de noções de primeiros-socorros e procedimentos de segurança e emergenciais, em 50 salas espalhadas por todo o interior paulista.

Realizado pelo Governo do Estado através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação e pelas Prefeituras Municipais, o programa é organizado e coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam [Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal] com a parceria de órgãos e secretarias estaduais, além do apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, da Fundação para o Remédio Popular – Furp e da Havaianas [São Paulo Alpargatas S/A].

A etapa Interior na Praia acontece sempre em janeiro e leva crianças do interior para o litoral, e a etapa Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso, levando crianças da Capital e das cidades litorâneas para o interior do Estado. O Interior na Praia levou, em janeiro de 2007, oito mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 190 municípios de todas as regiões do Estado.

A programação completa das atividades, cidades participantes, telefones dos coordenadores municipais e mais informações estão disponíveis no site do Cepam

Da Secretaria de Economia e Planejamento

(L.F.)