Cepam: Iniciadas reuniões preparatórias para o Redescobrindo o Interior

Representantes de escolas da rede oficial de ensino da Capital participaram da reunião no auditório do Cepam

qui, 18/05/2006 - 17h23 | Do Portal do Governo

Com aproximadamente 50 representantes de escolas da rede oficial de ensino da capital paulista, a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, deu início nesta quinta-feira ao ciclo de reuniões que antecede a realização da segunda etapa do Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior. A reunião apresentou aos participantes, o objetivo do programa realizado pelo Governo do Estado e coordenado pelo Cepam, que tem como finalidade promover o lazer conjugado à educação informal e alternativa segundo o princípio de “aprender brincando” e incentivar o intercâmbio entre as diferentes comunidades do Estado de São Paulo, em todas as regiões.

O Caravanas do Conhecimento acontece em duas etapas: em janeiro tem o Interior na Praia (que este ano registrou recorde de participação com quase 9 mil crianças); em julho acontece o Redescobrindo o Interior. A expectativa é de que este ano, 7200 crianças da capital e dos municípios do litoral de São Paulo conheçam o modo de vida e a cultura do interior do estado.

Durante a primeira reunião organizada pela Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI) do Cepam, os participantes receberam orientações sobre como funcionam as ações para seleção e inscrição das crianças de suas respectivas escolas, da obrigatoriedade do exame médico em todas as crianças que irão viajar, dos requisitos para seleção dos monitores que acompanham as delegações, da importância de se preparar um lanche de viagem condizente com a duração da mesma e da obrigação de elaborarem um relatório sobre a participação no programa.

Sobre o perfil dos monitores, Vicente Curti, coordenador do CRI do Cepam e responsável pela operação do Caravanas do Conhecimento, ressaltou a importância de se ter pessoas maiores de 21 anos com espírito de iniciativa e liderança, “Os monitores são a referência das crianças durante as viagens, são os pais, mães, amigos e companheiros de todas as horas, devem ter tato com crianças”, disse.

A etapa Redescobrindo o Interior acontece em duas semanas de viagens, a primeira dos dias 10 a 14, e a segunda dos dias 17 até 21, e deverá mobilizar mais de oito mil pessoas, entre crianças, monitores, policiais militares (que acompanham as delegações para garantir a segurança dos alunos e alunas), motoristas e funcionários da rede oficial de ensino do Estado.

Do Cepam