Cepam: Fundação recebe representantes de Moçambique

Objetivo foi conhecer os principais projetos e experiências na prestação de assistência técnica aos municípios

qua, 24/05/2006 - 16h52 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quarta-feira 24, a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam recebeu a visita de uma delegação de Moçambique, país do sudeste da África. A visita teve o objetivo de trocar experiências com o governo do Estado de São Paulo, e no Cepam, para conhecer os principais projetos e experiências na prestação de assistência técnica aos municípios. Segundo o ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, “Brasil e Moçambique tem uma história em comum, assim temos muitos administradores públicos com formação no Brasil, como nosso colega Higino que estudou na Fundação Getúlio Vargas. Empresas brasileiras também estão presentes em Moçambique e nossas parcerias seguirão por muitos anos, tanto com o governo federal, com o governo de São Paulo, com o Poupatempo, e agora também com o Cepam”, enfatizou.

A delegação de Moçambique permanece em São Paulo até o dia 26 de maio. Será assinado protocolo de intenções entre os governos do Estado de São Paulo e o daquele país, no sentido de auxiliar na implantação de uma Central de Atendimento ao Cidadão, nos moldes do Poupatempo.

No Cepam, o ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera Jeremias; o governador da Província de Nampula, Filipe Chimoio Paunde; a secretária permanente da Província de Tete, Claudina Mazalo; o diretor do gabinete de Estudos e Assessoria, Higino Anasio Longamane; e o diretor nacional adjunto da Função Pública, Antonio Bernardo Tchamo, assistiram a uma breve demonstração sobre as atividades do Cepam.

A reunião aconteceu pela manhã com a delegação de Moçambique e os coordenadores das áreas técnicas do Cepam. Os visitantes puderam conhecer melhor o Cepam e tiraram dúvidas sobre questões de orientação financeira aos municípios, da gestão e criação de políticas públicas para o desenvolvimento ordenado das cidades, e contaram um pouco como funciona o sistema de administração do governo de Moçambique e suas formas de organização para o apoio ao desenvolvimento municipal.

  Do Cepam