Cepam: Fundação leva cerca de 3 mil crianças vão para o litoral

Previsão é de que 8.680 crianças participem do projeto

ter, 17/01/2006 - 10h22 | Do Portal do Governo

Durante esta semana, 2.880 crianças, de 65 cidades do Interior do Estado participam do Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia 2006, que, durante todo o mês levará alunos de 9 a 11 anos da rede pública de ensino para conhecer o Litoral Paulista.

A previsão é de que 8.680 crianças que estudam na rede pública visitem as cidades do litoral e entrem no mar pela primeira vez. São 16 municípios que recebem as delegações, também chamados de hospedeiros.

Aprender brincando

Chegando nos municípios do litoral, as delegações são recebidas nos alojamentos e as crianças instaladas em turmas separadas de meninos e meninas. Após a chegada, descanso e alimentação, começam os passeios e a tão esperada ida para a praia, para conhecer e entrar nas águas salgadas do mar.

Além das praias, os alunos da rede oficial de ensino do Estado conhecerão museus e centros históricos em passeios educativos, assistirão à apresentações teatrais, participarão de diversas atividades de lazer, jogos e brincadeiras, passearão de barco, e visitarão aquários marinhos.

O Projeto

O Caravanas do Conhecimento vai levar para a Baixada Santista e os litorais sul e norte de São Paulo, 8.680 crianças de 9 a 11 anos, de 177 municípios do interior de São Paulo. Este ano, 16 cidades do litoral, incluindo Cubatão, receberão os estudantes.

Das regiões de Sorocaba e Itapeva, 24 municípios participam do projeto. Sarapuí, Salto de Pirapora, Mairinque, São Miguel Arcanjo e Boituva são alguns dos municipios da região de Sorocaba que estão no programa. Os estudantes viajam entre os dias 16 e 23 de janeiro para o litoral.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Em janeiro, durante as semanas de 9 a 13; de 16 a 20 e de 23 a 27, o Programa vai atender 217 delegações (com 40 crianças cada), vindas de 177 municípios paulistas.

Realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais, o Programa Caravanas do Conhecimento é organizado e coordenado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) com a parceria de órgãos e secretarias estaduais. Na edição passada do Interior na Praia, 7.520 estudantes visitaram o litoral paulista.

“Criado na década de 80 com o intuito de disseminar o conceito de aprender brincando, levando crianças com idade entre 9 e 11 anos de idade, da rede oficial de ensino do Estado, para conhecerem regiões e paisagens, cultura e histórias diferentes daquelas que estão acostumadas em suas cidades de origem, o Programa Caravanas do Conhecimento, dividido em duas etapas, já favoreceu aproximadamente 25 mil crianças”, esclarece Renato Amary

A etapa de verão, Interior na Praia, acontece sempre em janeiro e leva crianças do interior para o litoral, e a etapa Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso, levando crianças da Capital e das cidades litorâneas para o interior do Estado.

A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br).