Cepam debate Excelência em Educação Municipal

Será no dia 14 de agosto, na sede do Cepam

sáb, 09/08/2008 - 21h27 | Do Portal do Governo

O Encontro Temático que acontece no Cepam, dia 14 de agosto, para debater a Excelência em Educação Municipal, terá como um dos municípios convidados, Sud Mennucci, além de representantes de Votuporanga e Sete Barras.

Os oito mil habitantes de Sud Mennucci, município que fica na região de Andradina, noroeste paulista, conhecem melhor a Educação no seu município hoje, do que alguns anos atrás.

“Nossa secretaria foi criada em 2001. A história do município na Educação começa em 2001, o que é muito recente como processo”, conta a secretária de Educação da cidade, Sandra Valéria Muniz.

Secretaria de Educação – história recente

“A primeira mudança foi mudar o foco das escolas, que passou a ser no aluno. Passamos a olhar individualmente cada criança”, explica a secretária. Essa transformação criou uma nova relação entre alunos, escola e familiares.

Envolvimento através de participação cidadã “Muitas vezes, classes inteiras eram taxadas como problemáticas, quando, na realidade, eram apenas um ou dois alunos que tinham problemas. Conhecer o contexto de vida dessas crianças, suas famílias e sua história, possibilitou tirar esses rótulos.”Essa abordagem exigiu o auxílio de outras secretarias, no processo educacional, e parcerias com a Saúde e a Assistência Social, por exemplo, foram firmadas. Daí também resultaram novas ações e projetos, como o Projeto Guri, em parceria com o Estado, o Projeto Caminharte, e a criação da Biblioteca Municipal.

“Seguindo essa linha, tentamos envolver a escola com a comunidade e fizemos isso olhando toda a potencialidade educadora do município, pois não é só a escola que ensina. Todos os espaços podem ser educativos”, observa a secretária.

Abertura

Os pais de filhos problemáticos não gostavam de participar, ou mesmo de ir até a escola, pois recebiam críticas a seus filhos; a solução, conta Sandra Valéria Muniz, “foi abrir a escola”. A descentralização tornou-se ponto-chave, inclusive para administrar os recursos. As Associações de Pais e Mestres (APMs) tornaram-se colegiados que recebem recursos da Secretaria de Educação e têm autonomia para planejar, debater e gerir a escola ou creche a que pertencem. “Cada escola fica com a sua cara, seu jeito, sua história”, conta Muniz.

Para combater o que a secretária chama de “fragmentação das responsabilidades”, hoje, a rede é articulada; desde a creche, até o ensino fundamental, o planejamento é integrado, para definir o que pode ser feito no ano seguinte e gerar uma educação continuada.

Em Sud Mennucci, a Secretaria de Educação tem autonomia na gestão financeira e o planejamento do orçamento para o ano seguinte é feito com a participação das escolas.

Cada escola com a sua cara: autonomia

“Discutimos como gastar os recursos da educação, que não são centralizados nas finanças e orçamento, há autonomia tanto na tomada de decisão quanto na gestão financeira.”

Os resultados positivos estão lá, para que todos possam conferir. Sud Mennucci obteve também a maior nota da Prova Brasil, em português e matemática. Como ensina a secretária municipal: “temos parceiros de todos os lados, voluntários da população; hoje, mais de 400 pessoas ajudam como protagonistas da educação. Não há limites”.