Cepam: Começa treinamento de monitores para o Redescobrindo o Interior

Cepam fornece orientações sobre o programa, com dicas de segurança, transportes e noções de primeiro socorros

qua, 31/05/2006 - 16h05 | Do Portal do Governo

Técnicos da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, estiveram nesta terça-feira, dia 30, em São Miguel Arcanjo e Itatinga, realizando reuniões preparatórias para os coordenadores municipais, da região de Sorocaba, envolvidos no Programa Caravanas do Conhecimento. A reunião faz parte do treinamento que o Cepam está realizando no interior do estado, para os coordenadores e monitores das cidades que hospedarão os alunos da rede oficial de ensino, pelo Programa Caravanas do Conhecimento, etapa Redescobrindo o Interior.

Na semana passada, foram realizadas reuniões em Jaguariúna (Campinas), Cravinhos (Ribeirão Preto), Nova Europa (Araraquara/São Carlos), Nuporanga (Franca), Rancharia (Presidente Prudente), Guairá (Barretos), Lutécia (Marília), Duartina (Bauru), Votuporanga (São José do Rio Preto) e Araçatuba. No total foram 12 reuniões em municípios de 11 regiões administrativas paulistas.

Durante as reuniões promovidas pela Coordenadoria de Relações Institucionais (CRI) do Cepam, os representantes municipais tiram dúvidas relacionadas ao acolhimento das crianças e das atribuições dos municípios que irão hospedar as delegações.

O Cepam fornece orientações sobre o funcionamento geral do programa, com dicas de segurança, transportes, noções de primeiro socorros, entre outras, ressaltando a importância de promover o conceito de “aprender brincando”, o que possibilita aos alunos participantes conhecer melhor a cultura e o modo de vida do interior, as histórias e tradições rurais, e a economia local.

Após a explanação dos técnicos, uma sessão de perguntas e respostas ajudou a dirimir as possíveis dúvidas. Os participantes assistiram, ainda, ao vídeo institucional do Programa Interior na Praia, realizado em janeiro deste ano.

Treinamento para monitores visitantes

Na próxima semana (de 5 a 9/6), o Cepam estará realizando o treinamento para os monitores das cidades do litoral que irão visitar o Interior. Os treinamentos acontecerão em Ilha Comprida, Itanhaém, Praia Grande, Guarujá e Caraguatatuba. Os monitores devem ser maiores de 21 anos e que demonstrem espírito de iniciativa e liderança, “Os monitores são a referência das crianças durante as viagens, são os pais, mães, amigos e companheiros de todas as horas, devem ter tato com crianças”, disse Vicente Curti, coordenador da CRI.

O Caravanas do Conhecimento acontece em duas etapas: em janeiro tem o Interior na Praia (que este ano registrou recorde de participação com quase 9 mil crianças); em julho acontece o Redescobrindo o Interior. A expectativa é de que este ano, 7.200 crianças da capital e dos municípios do litoral de São Paulo conheçam o modo de vida e a cultura do interior do estado.

A etapa Redescobrindo o Interior será realizada em duas semanas de viagens: a primeira entre os dias 10 e 14, e a segunda de 17 a 21, mobilizando cerca de oito mil pessoas, entre crianças, monitores, policiais militares (que acompanham as delegações para garantir a segurança das crianças), motoristas e funcionários da rede oficial de ensino do Estado.

Do Cepam