Centros de Integração da Cidadania divulgam agenda de agosto

CICs comemoram Dia do Folclore

sáb, 09/08/2008 - 15h27 | Do Portal do Governo

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, apresenta a agenda de agosto de 2008. Os dez postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas terão programação com oficinas, debates e eventos itinerantes como Mini-Jornada, Cidadania para Todos e Sabadania.

Dica de Cidadania

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto. Folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações e abrange mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, entre outros. Abrange também festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental e canções.

No Brasil o folclore é bastante rico, pois existe a mistura de manifestações índigenas, portuguesas e africanas. As lendas mais conhecidas do folclore brasileiro são: curupira, mula-sem-cabeça, iara, boto, saci-pererê.

No CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos, oficinas, bate-papos e debates sobre os mais variados assuntos. Os parceiros atuam nos postos como peças fundamentais para a orientação dos usuários de cada posto fixo.

Eventos itinerantes

Agosto terá uma agenda com diversas atividades de cultura, saúde, beleza e lazer à disposição para a comunidade. O Sabadania, evento em comemoração ao aniversário do posto fixo, será para celebrar os dois anos do CIC Campinas, no dia 23 de agosto. O projeto “Cidadania Para Todos”, evento em que os serviços são levados para uma região periférica, será de 07 a 09 de agosto, promovido pelo CIC Oeste.

Durante o mês, os postos fixos Leste, Sul, Norte e Francisco Morato promovem o Mini-Jornada:

CIC Leste:

07/08 – ONG Parceiros da Visão

21/08 – CRAF – Centro de Referência e Atendimento à FamíliaCIC Sul:

14/08 – Escola municipal Heitor de Andrade

21/08 – Escola estadual Professor Mário ArminanteCIC Norte:

13/08 – Comissão organizadora Jardim Flor de Maio

28/08 – Creche Imaculada Coração de Maria do jardim PrincesaCIC Francisco Morato:

08/08 – EMEIFF Nossa Senhora Aparecida