Centros de Estudos de Línguas da região de Presidente Prudente têm vagas abertas

CELs ainda estão recebendo matrículas para cursos de espanhol, inglês, francês, italiano e japonês

qua, 11/01/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os Centros de Estudos de Línguas da região da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente ainda têm vagas abertas para cursos gratuitos de espanhol, inglês, francês, italiano e japonês, que terão início em fevereiro. O prazo para matrícula vai até o dia 27 de janeiro.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular, ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso do curso de inglês, apenas alunos do Ensino Médio. Para o cadastro, os interessados devem comparecer à respectiva escola, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, portando cópias da certidão de nascimento, RG, RA e atestado escolar.

No CEL da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, em Presidente Prudente, ainda há vagas para os cursos de espanhol (60), inglês (31), italiano (107), francês (107) e japonês (6). A unidade fica na rua Marcondes Filho, nº 93, na Vila Roberto.

No CEL da Escola Estadual Coronel João Gomes Martins, localizada no município de Martinópolis, ainda há vagas para os cursos de inglês (125), espanhol (125) e francês (50). O endereço é rua Padre João Schnneider, nº 980, centro.

Na Escola Estadual Profª Angélica de Oliveira, situada à rua Vicente Dias Garcia, nº 157, centro, na cidade de Álvares Machado, ainda há 75 vagas para o curso de inglês. 

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. “Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.

Da Secretaria da Educação