Centros da Fundação CASA realizam mostra pedagógica

Evento contará com apresentações de dança, canto e música instrumental dos adolescentes e de grupos artísticos da cidade

dom, 27/11/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

No dia 2 de dezembro, acontece a 2ª edição da mostra pedagógica das CASAs Guarulhos I, II e Feminino, os três centros de atendimento socioeducativo da Fundação CASA localizados em Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo.

O evento será no Teatro Padre Bento, que fica no bairro Gopouva, zona norte de Guarulhos. A mostra é aberta à participação de escolas e da comunidade. O objetivo é aproximar a população local dos trabalhos realizados nos centros de atendimento.

Sob o título “Diversidade Cultural e o Mundo do Trabalho”, o evento contará, entre outros, com apresentações de dança, canto e música instrumental dos adolescentes e de grupos artísticos da cidade. Cerca de 25 jovens dos três centros devem participar.

Em um único dia, os jovens do CASA Guarulhos I mostrarão seus talentos com o hip hop e com a capoeira, sob orientação do mestre Dinho, que dá aulas no centro. O CASA Guarulhos II trará a originalidade da dança do coco e do break, além do canto, do violão e da berimbalada (ritmos ao som do berimbau).

Já as garotas do CASA Guarulhos Feminino darão o seu toque com o canto livre e a dança. Nos CASAs Guarulhos II e Feminino, a Fundação CASA compartilha a gestão com a organização da sociedade civil Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas Sociais.

A partir das 16h, as obras feitas pelos adolescentes nas oficinas culturais (artesanatos, quadros, entre outros) serão abertas à visitação pública. A exposição ficará aberta apenas até às 17h.

Ao lado dos jovens, grupos artísticos do município também se apresentação. O grupo circense de Guarulhos capitaneado pelo ator Ricardo Molina, apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura, fará demonstrações com pernas de pau. Descendentes da tribo Tupi-Guarani que vivem em Guarulhos e integram a Associação Arte Nativa também demonstrarão uma dança típica de sua cultura. Por fim, o Grupo Instrumental Lemos tocará um repertório amplo, que inclui música popular brasileira.

“Na primeira mostra, os adolescentes ficaram impressionados com o retorno positivo dado pela comunidade”, afirma o coordenador pedagógico da CASA Guarulhos II, Jucilei da Silva Barbosa. A meta, agora, é ao menos repetir o sucesso anterior.

A mostra conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarulhos, da Secretaria Municipal de Cultura, da Guarda Civil Metropolitana, da paróquia Nossa Senhora de Fátima e da Associação Arte Nativa.

Serviço
Mostra Pedagógica dos CASAs Guarulhos I, II e Feminino
Data:
2 de dezembro, quinta-feira
Horário: a partir das 9h
Local: Teatro Municipal Padre Bento
Endereço: Rua Francisco Foot, nº 3 – Gopouva – Guarulhos 

Da Fundação CASA