Centro velho de SP ganha novo espaço multicultural

Governo do Estado abre espaço multicultural , ao lado da Sala São Paulo, expandindo o Completo Cultural Júlio Prestes

sex, 23/03/2001 - 17h49 | Do Portal do Governo

A política de revitalização do centro velho de São Paulo, desenvolvida pelo Governo do Estado, ganha um novo e importante aliado: um espaço multicultural, junto à SalaSão Paulo, na própria estação Júlio Prestes, que receberá em sua estréia o espetáculo ‘Os Lusiadas’, produzido por Ruth Escobar.

Trata-se de um grande salão de 800 metros quadrados e seus anexos: camarins, banheiros e área de serviços de buffet. No total, são mais de 1.200 metros quadrados, que poderão ser ocupados tanto para a apresentação de espetáculos teatrais quanto para a realização de eventos variados, como desfiles de modas e exposições de artes plásticas.

Ocupando a antiga entrada da estação de trens (outro acesso, ao lado, foi implantado para o público) trata-se de um espaço diferenciado, cuja reforma, começou há quatro meses, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, ao custo de R$ 800 mil. Deste total, que inclui instalação de ar-condicionado, tratamento acústico do espaço, construção dos equipamentos do anexo e restauro, R$ 250 mil vieram através de parceria com a BR Distribuidora. A limpeza e recuperação da fachada foi realizada pela CPTM.

Um ponto interessante no projeto é o fato de a área dos camarins poder ser adaptada ao tipo de evento programado. Como as divisórias são removíveis, facilmente podem se transformar, por exemplo, num salão para buffet. Só os banheiros são fixos. Foi criado, também, um acesso especial direto do estacionamento.

Durante a obra, foram tomados os mesmos cuidados de preservação já observados quando da construção da Sala São Paulo, mantendo o estilo luxuoso que caracterizava os concourses ferroviários de inspiração europeia, construídos no início do século passado e que tanto agradavam aos nossos barões do café.

Foram preservados e restaurados os mármores, os lustres em bronze, os magníficos vitrais que contam a história da estação, os enormes arcos e as divisórias de vidro, que de um lado, oferecem visão total do movimento de chegada e saída dos trens e, de outro, possibilitam a realização simultânea de concertos na vizinha Sala São Paulo.

Desde que começou a tomar forma o projeto Júlio Prestes, o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, vislumbrou a ocupação do espaço do concourse, por atividades artísticas e afins. O passo seguinte foi convencer a CPTM a ceder a área, num acordo que, como conta o engenheiro Bento Carlos Martinez, responsável pelas reformas, levou a Secretaria a construir uma nova entrada e uma nova bilheteria para os passageiros dos trens.