Centro Universitário Maria Antonia abre 5 mostras individuais

A partir do dia 22 exposições de Antonio Dias, Lenora de Barros, Eduardo Climachauska e outros artistas

sáb, 17/03/2007 - 16h27 | Do Portal do Governo

As cinco mostras individuais inauguram programa de exposições 2007 do Centro Universitário Maria Antonia. O vernissage será no dia 22, às 20 horas, e as obras ficarão em exposição até o dia 27 de maio. A entrada é gratuita.

Antonio Dias ocupa a sala principal do Maria Antonia com exposição que reúne trabalhos de épocas diversas da carreira do artista, realizados com diferentes técnicas, como fotografia polaroid digitalizada, escultura em ferro, terracota e gravura – alguns deles inéditos, como The night walker. Os mais antigos integram a série de xilogravuras Trama, realizada em 1968 com a colaboração de artesãos nepaleses, não mostrada na cidade em espaços públicos há mais de duas décadas. A série faz parte de um grupo de trabalhos que representaram a abertura de uma nova vertente na produção de Antonio Dias.

Ele iniciou a carreira de artista plástico nos anos 60, quando participou de algumas das mais importantes exposições do período, como Opinião 66 e Nova objetividade, no Mam-RJ. A partir da década de 70, seu trabalho se desenvolveu entre o Brasil e a Europa, e mantinha estúdios também em Milão e Colônia. Marcada pela experimentação em suportes variados – pintura, escultura, desenho, gravura, filme, instalação – sua obra foi objeto de retrospectivas, no País e no exterior, e está documentada em publicações como Antonio Dias (Cosac & Naify, 1999, com texto de Paulo Herkenhoff, entre outros) e O país inventado (Mam-SP e Mam-RJ, 2001, com texto de Sônia Salzstein).

Lenora de Barros – A exposição que Lenora de Barros traz ao Maria Antonia mantém relações próximas com esse espaço. O trabalho pode ser considerado o fechamento de um círculo: a artista apresenta obras de um painel da série Procuro-me, exposto originalmente na fachada da instituição em 2002, e que foi pichado e recortado por pessoas não identificadas. Nos últimos anos, Lenora vem reprocessando esse material e ampliando a série por diversos meios. O resultado será mostrado nesta exposição sob o título Retalhação. Uma das questões centrais envolvidas nesse extenso trabalho é a discussão da identidade.

Lenora de Barros expôs seus trabalhos em vários locais no Brasil e no exterior. Entre as exposições mais recentes estão as individuais Procuro-me, Centro Universitário Maria Antonia (São Paulo) e Centro Cultural Sérgio Porto (Rio de Janeiro, 2002), Ping poems, Centro de Estudos Brasileiros (Buenos Aires, 2003), Não quero nem ver, Paço das Artes (São Paulo, 2005) e Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2006); e as coletivas 5ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2005), Mam(na)Oca, MAM-SP (2006), Desidentidad, Ivam – Institut Valencià d’Art Moderne (Valencia, Espanha, 2006).

Climachauska – Esquerdo é o título do trabalho que Eduardo Climachauska expõe no Maria Antonia. O tom geral da mostra e a escolha dos objetos baseiam-se nos conceitos de “desastre” e “ruína”, naquilo que têm de interesse para a pesquisa estética. Na instalação de Climachauska, móveis de madeira e vidro formam blocos prensados sobre teto, quinas e paredes. Esses blocos são sustentados por hastes, macacos sanfonados e tiras de borracha que, no entanto, não explicitam a forma de sustentação. A obra emprega também outros materiais, como vidro e espelho, cujo efeito é o de multiplicar os objetos em seu interior. O embate entre o peso das obras e a aparente fragilidade dos dispositivos que a sustentam tem por objetivo criar uma tensão no espectador.

Climachauska é formado em artes visuais pela ECA-USP. Realizou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, Pavilhão da Bienal de São Paulo, Eduardo Fernandes Galeria de Arte, São Paulo (2005). Participou nos últimos anos das coletivas Arte contemporânea – Aquisições recentes, Museu de Arte Contemporânea, São Paulo (2005); Transparência, Eduardo Fernandes Galeria de Arte, São Paulo (2006); Contemporains, Galerie Sycomore Art, Paris (2007). Tem trabalhos no cinema e vídeo, em parceria com Gustavo Moura e Nuno Ramos.

Daisy Xavier e Célia Freitas –  Ambos montam a instalação Mesuras no hall do primeiro andar do Centro Maria Antonia. A obra das artistas tem na “rede” um ícone constante, que simula impedir o acesso àquilo que limita, mas sem querer fazê-lo completamente. O trabalho apresentado utiliza projeções em vídeo e um emaranhado de fios de cobre que se estende por todo o espaço expositivo. Os artistas trabalham com diversos meios, como fotografia e vídeo. Aquário, Nadando, Mesuras e O que está dentro é o mesmo que está fora são algumas de suas vídeoinstalações mais recentes, expostas no Centre Freudian of Analysis and Research (Londres, 2001), Laura Marsiaj Arte Contemporânea (2003), Paço Imperial (2005), Cavalariças do Parque Lage, Rio de Janeiro (2005) e 5ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2005).

Wallace Masuko – O artista apresenta a exposição Bandido, que combina projeção em vídeo, luminosos e cartazes, envolvendo simultaneamente os universos do cinema, dos objetos e das artes gráficas. Bandido trabalha sobretudo com a poética da apropriação e com a dúvida a respeito da imagem, mediante a manipulação da temporalidade, da luz e do texto.

Masuko é bacharel em Artes Plásticas, com habilitação em multimídia e intermídia, pela ECA-USP. Estudou Mídias audiovisuais e Performance, na Universidade Politécnica de Valência (Espanha). Entre suas exposições destacam-se Silenguaje (Valência, 2002); Birds, Oficina Virgilio (São Paulo, 2003); Hoojoki, Parque Imperial (Tóquio, 2004); Fim de, Ateliê. Laboratório (São Paulo, 2005).SERVIÇO

Exposições: Antonio Dias, Lenora de Barros, Eduardo Climachauska, Daisy Xavier & Célia Freitas e Wallace V. Masuko

Vernissage: 22/3 – às 20 horas

Visitação: até 27 de maio, de segunda a sexta-feira, das 12 às 21 horas;

Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas

Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3255-7182

Ramal 46 – Entrada gratuita

Da Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Maria Antonia

(R.A.)