Centro Tom Jobim abre inscrições para 265 vagas nos cursos de música

Atividades do segundo semestre são direcionadas a vários públicos, com aulas de agosto a novembro

qua, 18/07/2007 - 10h37 | Do Portal do Governo

A Universidade Livre de Música (ULM) do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim recebe até o próximo dia 27 as inscrições para seus cursos livres do segundo semestre. As aulas irão de agosto a novembro e estão direcionadas a vários públicos. São 12 cursos, que totalizam 265 vagas.

Haverá uma seleção entre os inscritos. O candidato poderá inscrever-se em mais de um curso, mas deve prestar atenção se não há coincidência de horários na realização dos respectivos testes. As inscrições são gratuitas. Os cursos são os seguintes:

Atividade Musical para Pessoas com Necessidades Especiais. Orientado por Lucia Adelaide Mugia. Dirigido a crianças e pré-adolescentes com dificuldades no desenvolvimento cognitivo e anímico, portadores de síndrome de Down, distúrbio bipolar e autismo. Estão previstas atividades musicais em grupo para trabalhar concentração, coordenação motora, ritmo e o canto.

Composição e Orientação Estética. Por Arrigo Barnabé. Dirige-se a compositores e estudantes de música. Enfoca a fusão de linguagens entre música escrita e música intuitiva (erudita e popular). Haverá discussões sobre a crise de comunicabilidade na música erudita e o esvaziamento e a diluição na música popular.

Composição Popular (Música e Letra). Por Eduardo Gudin e Roberto Riberti. Direcionado a compositores e estudantes de composição interessados na canção popular. Exige-se que o aluno tenha bom conhecimento de análise harmônica, leitura e escrita de partituras e toque bem um instrumento harmônico (piano ou violão).

Coral para 3a Idade. Por Ana Paula Rotundo. Para pessoas com mais de 50 anos de idade. O curso abordará o desenvolvimento da expressão vocal/corporal, com aulas práticas e teóricas.

Curso de Teoria e Percepção Musical Preparatório para os Vestibulares de Música. Por Nívea Abujamra Nasser. Abordagem técnica e prática da teoria musical aplicada e dos elementos preliminares da escuta musical.

Improvisação e Técnica de Acompanhamento em MPB e Jazz – Módulo II. Por Marcus Teixeira. Dirigido a alunos que concluíram o Módulo I e a violonistas e guitarristas que tenham desenvolvimento médio e/ou avançado no instrumento.

Percussão Cubana. Música Contemporânea – Módulo II. Por Pedro Damían Bandera. Entre outras questões, haverá breve resumo histórico da importância de La Rumba, El Son e Danzon na cultura e na música cubanas. Dirigido a alunos que cursaram o Módulo I.

Violão para 3ª Idade. Por Ronaldo Camilo. Visa aprimorar os conhecimentos técnicos do instrumento, repertório e interpretação de peças de compositores populares e eruditos. Para pessoas com mais de 50 anos de idade que tenham conhecimento musical.

A Música como Processo do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Por Maria Zei Biagioni. Dirigido a professores do ensino infantil e fundamental e oficineiros que trabalhem com crianças. O objetivo é proporcionar as ferramentas necessárias para se desenvolver um trabalho de iniciação musical nas escolas ou nas oficinas.

Iyengar Yoga para Iniciantes. Por Lua Tatit. Público alvo: praticantes e/ou interessados em geral, entre 18 e 55 anos. O curso abordará as posturas iniciantes de yoga, desenvolvendo alongamento, força muscular, equilíbrio, concentração e respiração.

Música na Vida dos Brasileiros – Do Brasil Império ao primeiro quartel do séc. XX. Por Regina Schlochauer. Um olhar sobre a participação da música na vida dos brasileiros desde a chegada da família real portuguesa até as primeiras décadas do século 20.

O Negro na Música Modernista Brasileira do Século XX. Por Luciene Weiland. O objetivo é oferecer bases para uma reflexão histórica e antropológica dos aspectos da música africana em fusão com a música erudita brasileira do século 20.

SERVIÇO

Consulte o número de vagas, período de realização dos cursos e datas de seleção no site www.centrotomjobim.org.br

Universidade Livre de Música – Largo General Osório, 147 – capital. Tel. (11) 3221-3929

Leia também:

Núcleo de Música Antiga amplia atuação

 

Cláudio Soares

Da Agência Imprensa Oficial