Centro Público de Atendimento ao Idoso é inaugurado em Jundiaí

Unidade terá capacidade para atender 40 idosos independentes ou semidependentes

ter, 17/07/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, esteve na manhã desta segunda-feira, dia 16, na cidade de Jundiaí, para inaugurar o Centro Público de Atendimento ao Idoso “José Carreira”, que terá capacidade para atender 40 idosos independentes ou semidependentes. O prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, e a secretária municipal de integração social, Marialice Fossen, também estiveram presentes na inauguração.

Com uma área construída de 1.200 m², o centro-dia servirá para o acolhimento e convivência de idosos de baixa renda familiar. Além de 5 refeições diárias, os freqüentadores terão à sua disposição atividades recreativas, culturais e de lazer e um técnico de enfermagem que controlará os medicamentos recomendados pelo médico.

Resultado da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, o Centro Público de Atendimento ao Idoso custou cerca de R$ 320 mil, sendo R$ 170 mil investidos pelo Estado e o restante com recursos do município. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30. O início dos trabalhos será na terça-feira com 33 pessoas, sendo 20 mulheres e 13 homens, com idades entre 60 e 80 anos.

O prefeito Ary Fossen comentou que, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a necessidade de promover ações para cuidar dos idosos é cada vez maior também. “Eu fico feliz que as políticas públicas para os idosos sejam vistas com bons olhos pelos governos e, no caso do Estado, queremos sim fazer muitas parcerias”.

“A população idosa no Brasil vem crescendo a cada ano e precisamos nos preparar para atendê-la e garantirmos seus direitos. Estamos trabalhando para elaborarmos, até o final do ano, a Política Estadual do Idoso e para isso é fundamental que haja uma soma de esforços entre as diversas esferas de governo e a sociedade civil”, comentou o secretário Rogério Amato.

Política Estadual do Idoso

A pedido do governador José Serra, a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) vem coordenando a formulação de uma Política Estadual do Idoso. Para isso, reuniu no mês de junho um grupo formado por pessoas comprometidas com a atenção e o cuidado ao idoso, que vêm se reunindo semanalmente para articular esforços na criação de propostas que proporcionem maior dignidade e qualidade de vida às pessoas idosas do Estado de São Paulo.

São representantes do governo estadual, municipal, ministério público (cinco promotores), de universidades, hospitais, centros de referência, conselhos e demais órgãos representativos do segmento que aceitaram o desafio de estabelecer ações que integrem e dinamizem a rede de proteção ao idoso e otimizem os investimentos existentes com a soma dos esforços já realizados individualmente.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

(R.A.)