Centro Paula Souza promove Workshop de Práticas Docentes e Discentes

Evento é aberto a professores e alunos de todos os cursos superiores tecnológicos das Fatecs; atividades seguem até 7 de agosto

ter, 21/07/2020 - 16h29 | Do Portal do Governo

O Workshop de Práticas Docentes e Discentes, organizado pela Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), começou nesta segunda-feira (20). O evento aborda diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem em aulas a distância, por meio de uma série de capacitações virtuais até 7 de agosto.

As atividades são intermediadas pelo diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu, André Luiz Braun, com acesso aberto ao público no site do evento, sem necessidade de inscrição prévia.

“É muito importante estarmos unidos para trocar experiências e debater caminhos para aprimorar a excelência do nosso ensino. Ainda mais neste momento tão desafiador em que estamos vivendo”, avalia a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

“Todo um planejamento que estávamos estruturando para ampliar gradativamente a digitalização do nosso sistema de ensino teve que ser posto rapidamente em prática para garantir a continuidade das atividades da instituição durante a quarentena”, completa.

Inscrição

Professores das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) podem se inscrever gratuitamente pelo site www.cesu.cps.sp.gov.br. O evento também é aberto a estudantes de todos os cursos superiores tecnológicos das Fatecs, que poderão participar de quatro seminários virtuais – confira a programação completa.

“O conteúdo dessas atividades foi construído a partir de reuniões regionais e questionários respondidos por docentes e alunos, para captarmos as principais dificuldades e soluções apresentadas em diferentes unidades”, explica o coordenador da Cesu, Rafael Ferreira Alves.

“Dessa forma, além de oferecermos conhecimento de metodologias e ferramentas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, valorizamos as boas práticas desenvolvidas nas Fatecs”, acrescenta.

Tecnologias e ferramentas para ensino a distância, metodologias ativas, processos de avaliação, fatores psicossociais da aprendizagem, interação entre professores e estudantes em ambientes virtuais, organização e melhora do desempenho acadêmico nas aulas online são alguns dos temas do workshop. O Hackathon Docente, uma maratona de programação entre os professores, encerra a programação do evento.