Centro Paula Souza orienta sobre como ter boa produtividade no trabalho em casa

Confira dicas de especialistas do CPS a respeito de como encarar o desafio, tendo como prioridades a saúde e o bem-estar

sex, 27/03/2020 - 11h27 | Do Portal do Governo

Neste período de quarentena para conter o avanço do coronavírus, causador da doença COVID-19, muitas pessoas tiveram que aderir ao regime de teletrabalho e agora estão diante de um novo desafio para cumprir os compromissos profissionais sem sair de casa.

Para encarar essa missão de maneira produtiva, tendo como prioridade manter o bem-estar e os cuidados com a saúde, o Centro Paula Souza (CPS) selecionou algumas dicas preparadas pela equipe da Unidade de Recursos Humanos (URH).

“O mais importante é que o profissional tenha em mente que o teletrabalho é possível de ser executado, mesmo por aqueles que nunca tiveram essa experiência. Para isso, é necessária uma maior dedicação ao tempo de aprendizagem das ferramentas de auxílio utilizadas pelas organizações”, salienta a professora de Recursos Humanos e coordenadora do Projeto Pessoas da URH do CPS, Karen Fernandes.

Dicas

Confira as principais recomendações:

1 – Procure seguir a rotina normalmente. Arrume-se pela manhã e vista roupas adequadas para trabalhar. Lembre-se de que você pode ser chamado para uma teleconferência a qualquer momento. Além disso, não é saudável permanecer de pijama o dia inteiro.

2 – Escolha o lugar de trabalho. Dê preferência a uma mesa e cadeira. Trabalhar deitado na cama pode prejudicar a postura, provocar sonolência ou distrações.

3 – Mantenha o horário do expediente. Trabalhe e esteja disponível no mesmo período habitual. Faça a pausa do almoço e cumpra o ritmo até o fim do expediente. Não é porque você está em casa que deve esquecer de ir embora do escritório ou da escola.

4 – Faça a gestão do tempo. Divida as prioridades e urgências das atividades que podem esperar. Definir um padrão faz muita diferença para o sucesso do teletrabalho.

5 – Organize sua agenda de compromissos. Defina todas as reuniões e tarefas do dia e da semana. Existem diversas ferramentas online que podem ajudar no planejamento.

6 – Estabeleça cronogramas de tarefas e atividades. Estipule prazos para conclusão e separe metas individuais das metas de grupo.

7 – Criatividade é a chave. Proatividade também. Diante da situação em que vivemos, pense em soluções para serem realizadas a distância envolvendo as atividades que estava acostumado a fazer presencialmente. Faça sugestões ao gestor e colabore com os parceiros.

8 – Interaja com os colegas. O teletrabalho pode parecer solitário. Por isso, não deixe de manter contato humano. Faça reuniões por vídeo conferência ou telefone. Não se comunique apenas por mensagens de texto e e-mails.

9 – Pratique exercícios. Faça uma pequena pausa para a ginástica laboral. Lembre-se de alongar pescoço, pernas, pés, ombros, braços, mãos e coluna lombar. Fique atento também à ergonomia.