Centro Paula Souza organiza campeonato de veículos autônomos

Evento pretende desenvolver um carro elétrico autônomo que possa, até 2023, competir com um piloto humano de rádio controle (RC)

qua, 24/10/2018 - 12h28 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza (CPS), por intermédio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André e da Robótica Paula Souza, realiza campeonato gratuito de corrida de veículos autônomos em escala Robocar Race 2018, em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC).

O evento, que acontecerá na Associação de Automobilismo Radiocontrolado do ABC, em Santo André, tem por objetivo desenvolver um carro elétrico autônomo que possa, até 2023, competir com um piloto humano de rádio controle (RC) da Sociedade Paulista de Radiomodelismo.

Segundo professor da Fatec Santo André e um dos organizadores do evento, Edson Kitani, o diferencial será a capacidade computacional embarcada, para que os veículos possam, de forma autônoma, definir o caminho e enfrentar as curvas. “Além disso, é preciso saber lidar, principalmente, com o ambiente a céu aberto, que é o maior desafio para esse tipo de modalidade”, disse.

Durante a competição serão realizadas três tomadas de tempo para cada competidor e o critério de menor tempo será utilizado para a classificação. Ao final, haverá um campeão para cada uma das duas categorias, Júnior e Free.