Centro Paula Souza oferece curso técnico gratuito de Viticultura e Enologia

Habilitação técnica será implantada na Etec Benedito Storani, de Jundiaí; inscrições vão até 8 de maio

dom, 30/04/2023 - 9h30 | Do Portal do Governo

A partir do segundo semestre, o Centro Paula Souza (CPS) passa a oferecer o primeiro curso técnico gratuito em Viticultura e Enologia do Estado de São Paulo. Com duração de três semestres, as aulas serão ofertadas na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storari, de Jundiaí, conhecida como Etec BeSt. A formação é uma oportunidade para o candidato se preparar profissionalmente para o mercado. Ela abrange desde o plantio de uvas até a degustação de vinhos. O ingresso no curso se dá pelo Vestibulinho, que tem inscrições abertas até o dia 8 de maio.

Ao optar pelo curso, os estudantes serão apresentados a todas as etapas do plantio da fruta, manejo das parreiras, desenvolvimento e controle dos processos de cultivo, seleção das variedades da uva, além de aprender sobre colheita e pós-colheita para o processamento e elaboração de produtos vitícolas. Os alunos também terão aulas em adegas e laboratórios de microvinificação, microbiologia, enoquímica, enologia, cozinha e gastronomia.

Para implantar a habilitação, a Etec BeSt adequou espaços, equipou laboratórios e estruturou a grade curricular com o que há de mais moderno no setor. “Além de toda adaptação teórica e estrutural, visitamos instituições de ensino do Sul do País, fabricantes de vinhos, além de produtores de uva. Buscamos as melhores referências do mercado para oferecer o curso”, explica a coordenadora do currículo, Esmeralda Macedo Serpa.

A diretora da Etec, Fabiana Lourençon, conta que os alunos serão recebidos por uma equipe altamente preparada, por professores atuantes no mercado de vitivinicultura, além de agrônomo, enólogo, químico e outros profissionais. “Este curso, que estará aberto a alunos de diversas regiões, também vai agregar conhecimento àqueles que já trabalham na área e atenderá uma demanda específica da cadeia produtiva do vinho e do suco de uva.”

A Etec mantém um parreiral que já está produzindo frutos. “Estamos cercados de pessoas capacitadas. Temos variedades de uvas e uma estrutura completa, pronta para receber os aprovados no Vestibulinho”, reforça a diretora da unidade. “Junto com o diploma, quem se formar vai ter uma garrafa de vinho de produção própria, feito com o uso de técnicas aprendidas durante o curso”, complementa a professora Esmeralda.

O técnico formado em Viticultura e Enologia poderá trabalhar em áreas diversas do setor, como propriedades vinícolas, vitícolas e vitivinícolas, envasadoras e estandardizadoras, processamento industrial ou artesanal de vinhos e laboratórios de controle de qualidade. Existe ainda o campo do turismo enogastronômico e turismo rural, além das empresas de comercialização e operação de máquinas e equipamentos vitivinícolas.

Vestibulinho

As inscrições para o processo seletivo das Etecs devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 8 de maio. O interessado precisa preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do candidato” e responder ao questionário socioeconômico. Também é necessário pagar a taxa de R$ 33 em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito. A prova será no dia 4 de junho.

Para concorrer a uma vaga no curso técnico em Viticultura e Enologia, o candidato deve ter 18 anos, ou completar a idade até o dia 31 de julho de 2023.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).