Centro Paula Souza oferece capacitação profissional para presos

Cursos profissionalizantes acontecem em 91 unidades prisionais em todo o Estado

seg, 14/02/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda, 14, até dia 22 de março, mais de 6,6 mil presos participam de cursos profissionalizantes em 91 unidades prisionais paulistas. A terceira etapa do programa de capacitação profissional para detento é uma parceria entre o Centro Paula Souza, órgão do governo paulista responsável pelo ensino profissional, e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” de Amparo ao Preso – FUNAP, ligada à Secretaria de Administração Penitenciária.

São oferecidos 43 cursos diferentes, como manutenção de microcomputadores, garçom, camareira, panificação, pizzaiolo, pedreiro, encanador, eletricista, eletroeletrônica veicular, mecânica básica, corte e costura e jardinagem, entre outros. Professores do Centro Paula Souza ministram os cursos. Todos abordam noções de ética e cidadania e cada turma tem 20 alunos.

A Penitenciária Feminina da capital oferece cursos de jardinagem e organização de festas e eventos. Já na Penitenciária Feminina de Santana, manicuro e pedicuro e atendimento e recepção em hotelaria.

Na região de São José dos Campos, os cursos serão realizados em quatro unidades prisionais. No litoral norte, o CDP Caraguatatuba oferece cursos de bartender e garçom. O HCTP de Taubaté tem cursos de cozinha industrial e jardinagem, a Penitenciária II de Tremembé traz higienização e manipulação de alimentos, cozinha industrial, confeitaria artesanal, manutenção de microcomputadores e higienização e manipulação de alimentos e a Penitenciária Feminina de Tremembé, curso de camareira.

A Penitenciária de Marília abriu uma turma para o curso de Horticultura, enquanto em Sorocaba, há duas turmas: horticultura e eletricista instalador residencial, na Penitenciária I. Ribeirão Preto conta com duas turmas: panificação artesanal e confeitaria artesanal.

Na região de Campinas, serão realizados cursos de carpintaria no CPP Campinas (Pemano), jardinagem (Penitenciária I Hortolândia), pintura residencial e texturização e duas turmas para garçom (Penitenciárias II e III Hortolândia).

A capacitação de 6.685 pessoas até o final de abril de 2011 está organizada em quatro blocos. Os dois primeiros ocorreram no segundo semestre de 2010. O terceiro começa na próxima semana e termina em 22 de março, enquanto o último bloco tem início em 23 de março e vai até 30 de abril. 

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza