Centro Paula Souza ministra curso de qualificação para detentas

Na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, 24 reeducandas receberam diploma

sex, 14/01/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Um grupo de 24 reeducandas e quatro funcionárias da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto participaram dos cursos de Manipulação e Higienização de Alimentos e de Panificação Artesanal 01, oferecidos pelo Centro Paula Souza. Com carga horária total de 40 horas/aula, os alunos tiveram conteúdos teóricos e práticos. Ao final receberam certificados emitidos pela instituição de ensino.

Para as reeducandas, a qualificação abre novas perspectivas quando estiverem em liberdade. Uma das participantes disse ter planos de montar uma fabricação caseira e comercializar os produtos no próprio bairro. Outra expressou o desejo de, no futuro, ganhar dinheiro trabalhando no ramo. “Com este aprendizado já tenho condição de produzir pães, bolos e biscoitos para vender e também consumir com minha família”, salientou.

Os conhecimentos adquiridos são aplicados na cozinha da unidade, como lembra uma das custodiadas: “Comecei a trabalhar aqui na padaria da Penitenciária e no dia-a-dia estou aprendendo a fazer pães e roscas”, comemora.

Segundo a diretora da Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, Maria da Conceição Braz Soares,os cursos foram montados com o objetivo de oferecer às reeducandas novas oportunidades de geração de renda. Todas as participantes do curso de panificação receberam exemplares do livro Padeiro e Confeiteiro.

A parceria da unidade com o Centro Paula Souza começou em setembro deste ano, com a realização do Curso de Higienização e Manipulação de Alimentos, que teve caráter preparatório para os demais. Todos têm forte ênfase na parte prática, que compõe no mínimo mais da metade da carga horária da capacitação.

No final de janeiro de 2011, serão oferecidos os cursos de Panificação Artesanal 02 e Confeitaria Artesanal.

Da Secretaria de Administração Penitenciária