Centro Paula Souza expande oferta de ensino pelo Estado de SP

Do ensino médio ao mestrado, instituição forma, insere e especializa profissionais no mercado de trabalho

qua, 24/02/2010 - 13h44 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza traçou importantes metas para a expansão do ensino técnico e tecnológico de qualidade em todo o Estado. O objetivo é dobrar o número de Fatecs e chegar a 177 mil alunos nas Etecs. Serão 52 unidades das Fatecs e 100 mil novas matrículas nas Etecs.

Para garantir esse crescimento, deverão ser criadas 33,5 mil novas vagas até o fim de 2010 nas Etecs. Até o primeiro semestre de 2010, serão criadas mais de 38 mil novas vagas. Isto significa o cumprimento integral da meta até o final da expansão, que será ultrapassado em aproximadamente 14%. Quanto às Fatecs, hoje já são 49, o que representa, 94,2% da meta atingida.

Só na Capital, existem hoje 36 Etecs. Desse total, 22 unidades integram o Plano de Expansão. A mais recente delas, Etec Jaraguá foi entregue nesta terça-feira, 23. A Escola recebeu mais de R$ 9 milhões em investimentos em mobiliário, equipamentos e na construção do prédio. A unidade, que conta hoje com 390 alunos, oferece Ensino Médio e quatro cursos técnicos. Segundo o governador, na capital paulista, o número de escolas técnicas já foi triplicado. “Hoje, são praticamente 16 mil vagas e, até meados do ano, vamos fazer mais 1,5 mil vagas”, disse Serra.

Para atender à demanda de cursos técnicos no município, o Estado também promoveu convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo. Graças a essa parceria, no primeiro semestre de 2010 houve uma oferta de 1.840 vagas em escolas da rede estadual e de 660 vagas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) só na Capital. Outra parte deste plano de expansão é a parceria firmada com a Prefeitura de São Paulo para a implantação de cursos técnicos em Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Expansão de profissionais

Para apoiar a expansão das unidades, foi criado o Plano de Carreiras dos Docentes e Técnicos Administrativos, que adapta o quadro de pessoal à expansão prevista até 2010 das Etecs e Fatecs da rede.

O número de docentes e auxiliares de magistério será triplicado, além de dobrar a quantidade de técnico-administrativos. Serão 18.950 cargos públicos para professores e auxiliares e 5.462 para vagas para o administrativo da rede.

Do Ensino Médio ao Mestrado

Se o desafio inicial da instituição era o de formar e inserir profissionais no mercado de trabalho, agora, o desafio é também de especializar. Além de oferecer os cursos técnicos e formação tecnológica, o Centro Paula Souza especializa profissionais com o Programa de Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação.

As três linhas de pesquisa do programa são: “Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais”, “Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica” e “Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias da Informação Aplicadas”.

O curso oferece ao todo 17 disciplinas, das quais cinco devem ser cursadas, o que permite ao aluno concluir os créditos em no máximo três semestres, podendo fazê-lo em um ano. Duas disciplinas são obrigatórias: uma disciplina é comum às diferentes linhas de pesquisa e a outra é especifica para cada uma das linhas selecionadas. As três outras (optativas) são escolhidas pelo aluno, em comum acordo com o seu orientador para obter o melhor o embasamento ao respectivo projeto de pesquisa.

Para participar o candidato precisa ter diploma de curso de graduação (devidamente registrado por órgão competente), proficiência em língua inglesa (certificados Toelf, Michigan, Cambridge, União Cultural Brasil Estados Unidos ou Senac) e disponibilidade para se dedicar por 20 horas semanais ao curso.

Os vinte aprovados para o curso deste ano devem fazer a matrícula a partir desta terça-feira, 23, até quinta-feira, 25, das 10 às 19 horas, na secretaria do Programa de Pós-graduação: Rua dos Bandeirantes, 169. Mais informações pelos telefones (11) 3327-3109/3104.

Número do Centro Paula Souza

Etecs – 179
Municípios com Etecs – 134
Cursos das Etecs – 83 cursos técnicos
Municípios com Etecs e/ou Fatecs -141
Municípios que contam com as duas – 40

Fatecs – 49 (incluindo as unidades do Ipiranga e Osasco que serão implantadas no 1º sem. de 2010)
Municípios com Fatecs – 46 (incluindo osasco)

Cursos das Fatecs – 47
Municípios com Etecs e/ou Fatecs – 141
Municípios que contam com as duas – 40 (incluindo osasco)

Etecs que oferecem o ensino médio – 162, mais 2 classes descentralizadas, totalizando 164 unidades

Do Portal do Governo de São Paulo e do Centro Paula Souza