Centro Paula Souza disponibiliza 17 cursos livres gratuitos online em diversas áreas

Interessado pode fazer a inscrição e já começar a estudar; cursos mais procurados são Gestão de Pessoas, Canvas, Inglês e Gestão do Tempo

ter, 31/01/2023 - 9h00 | Do Portal do Governo
Quem quer aprender algo novo sem precisar sair de casa pode aproveitar uma das 17 opções de cursos livres gratuitos online do Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Com duração de 6 a 40 horas, as capacitações são oferecidas na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla para Curso Online Aberto e Massivo).

Qualquer pessoa interessada pode fazer a inscrição e começar a estudar na hora que quiser, sem necessidade de teste de seleção. Basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastrar com login e senha. Não há limite de vagas. Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Na maioria dos cursos, os aprovados recebem um certificado de conclusão.

Autonomia e flexibilidade

Lançada em 2015, pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do CPS, a plataforma Mooc da instituição soma atualmente cerca de 630 mil inscritos. Gestão de Pessoas é o curso mais procurado, com mais de 93 mil participantes. Em segundo lugar está o método de planejamento de negócios Canvas, com 67 mil interessados, seguido por Inglês Básico e Gestão do Tempo, com 65 mil e 62 mil inscrições respectivamente.

De acordo com o diretor do GEEaD, Rogério Teixeira, a alta procura pelos cursos livres online é reflexo da intensificação do uso da internet nos últimos anos e também da flexibilidade do modelo de ensino. “Por ter um formato autoinstrucional, em que o próprio aluno define sua rotina de estudos, o modelo é bastante atrativo, pois permite maior autonomia na execução das tarefas e ganho de tempo útil ao evitar deslocamentos”, afirma.

Assista aos vídeos de apresentação dos cursos:

Arduíno
Autocad
Canvas
Design e Photoshop
Design Thinking
Espanhol Básico
Felicidade
Gestão de Conflitos
Gestão de Pessoas
Gestão do Tempo
Inglês Básico
Introdução à Monitoria Ambiental
Mecânica Básica de Motos
Mediação em Educação a Distância
Mercado de Trabalho
Português Instrumental
Vendas

Microcursos

Outra opção para quem busca aperfeiçoar os conhecimentos de forma rápida são os microcursos online gratuitos do CPS. Com uma linguagem simples e direta, os conteúdos proporcionam uma visão geral e introdutória sobre assuntos diversos e novas tendências. Entre os destaques estão como obter Sucesso nas Redes Sociais, Como Pesquisar na Internet e Combater Fake News, Criptomoedas e Por Que Procrastinamos. Confira