Centro Paula Souza capacita trabalhadores de usinas

Cursos de Produção de Açúcar e Álcool, Tratorista e Motorista de Veículos Especiais serão oferecidos nas cidades de Catanduva e Itapira

qua, 27/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), vai capacitar 120 trabalhadores das usinas Ruette e Virgolino de Oliveira. A capacitação faz parte do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) do governo estadual, que tem o objetivo de qualificar o trabalhador para aumentar as suas chances de ocupação.

Os cursos de Motorista de Veículos Especiais, Produção de Açúcar e Álcool e Tratorista serão oferecidos nas cidades de Catanduva e Itapira. As aulas começam nesta semana. Além das habilidades específicas, os alunos terão aulas de português, matemática e ética, entre outras. A capacitação tem duração de dois meses e meio.

Este é o segundo ano consecutivo em que trabalhadores do setor sucroalcooleiro são qualificados por meio do PEQ. Em 2009, o Governo do Estado evitou a demissão de mais de 300 funcionários de usina, que fizeram cursos como motorista, tratorista, operador de colhedoras e operador de máquinas pesadas.

Mais qualificação

Na semana passada, 1.310 internos e 131 servidores da Fundação Casa começaram a frequentar 33 cursos de qualificação profissional. O programa é uma parceria entre o Centro Paula Souza, Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e Fundação Casa. Até o final de 2010, 5.240 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e 524 funcionários terão a oportunidade de aprender uma profissão.

Desde 2005, quando a parceria começou, o Paula Souza já formou mais de 20 mil alunos, em cursos das mais diversas áreas, como informática, adiminstração, alimentação e construção civil, entre outras, auxiliando jovens na volta ao convívio social e no resgate de sua cidadania.

A capacitação é feita em 16 cidades: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Caçapava, Campinas, Iaras, Irapuru, Lins, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Pardo, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Sorocaba.

Do Centro Paula Souza