Centro Paula Souza capacita profissionais de usina de etanol

Serão 480 empregados formados nos próximos três anos

seg, 16/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 16h40)

O governador José Serra participou nesta segunda-feira, 16, da inauguração da nova unidade da usina de etanol ETH Bioenergia no município de Mirante do Paranapanema, na região do Pontal, que terá seus profissionais capacitados pelo Centro Paula Souza.

Nos próximos três anos, o centro de ensino técnico e tecnológico do Estado vai formar 480 empregados da nova usina. A iniciativa decorre da especialização de 66 ex-alunos da Etec de Teodoro Sampaio que se formaram em operadores industriais em junho deste ano. O resultado foi tão positivo para a empresa, que a usina decidiu levar outros profissionais para o curso. As aulas têm duração de 10 meses, sendo as teóricas ministradas na Etec e as práticas na própria usina. “Isso é fundamental porque eleva o padrão produtivo, tecnológico e de qualidade da região”, ressaltou o governador.

A usina investe mais de R$ 6 bilhões na criação de três polos em São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul e atua na produção, comercialização e logística do setor de bioenergia – etanol, energia elétrica e açúcar.

Em São Paulo, além da nova unidade, a ETH Bioenergia possui uma usina em Teodoro Sampaio, também na região do Pontal do Paranapanema. Juntas, as duas empregam cerca de 3 mil pessoas e têm capacidade de produção de 270 milhões de litros de etanol. Só a nova unidade possui 1,3 mil trabalhadores. Ela entrará em operação na safra 2010/11 produzindo 140 milhões de litros de etanol.

Além dos investimentos em produção e capacitação, a empresa mantém projetos sociais e ambientais, como o cultivo de árvores nativas, reflorestamento e escola para filhos de funcionários e assentados de comunidades rurais vizinhas. “Eu vim inaugurar hoje uma empresa que contratou 1,3 mil trabalhadores, enquadrada em todas as cláusulas ambientais para ajudar o progresso do Pontal e região”, disse Serra.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é a maior rede estadual de ensino profissional do País, responsável pela formação de mais de 180 mil estudantes em 138 cidades paulistas. Atualmente, a rede passa por um plano de expansão: o número de Fatecs vai dobrar até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006), e o número de alunos das Etecs vai chegar a 177 mil alunos (eram 77 mil no início da gestão).

De acordo com levantamento do Sistema de Avaliação Institucional (SAI), os tecnólogos formados pela rede têm um índice de empregabilidade de 93,2% e os técnicos de 77,3%. Além disso, segundo a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2008, entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Escolas Técnicas (Etecs).

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo