Centro Paula Souza assina convênios para novas Etecs

Convênios com oito municípios do estado foram assinados na última quinta, 3, na Secretaria de Desenvolvimento

dom, 06/07/2008 - 10h50 | Do Portal do Governo

Foram assinados, na última quinta-feira, 3, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, convênios para a instalação de novas ETECs (Escolas Técnicas) em oito municípios do estado de São Paulo. As unidades serão implantadas em Cajamar, Francisco Morato, Santos, Porto Ferreira, Registro, Itapetininga, Várzea Paulista e Mogi Guaçu.

A assinatura dos convênios foi feita pela diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e contou com a presença dos prefeitos e representantes de cada cidade. Essas assinaturas fazem parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Estado de São Paulo. Até o fim da Expansão o número de FATECs passará de 26 para 52; nas ETECs, o número de alunos matriculados passará de 77 mil para 177 mil.

Em todas as unidades, a prefeitura será responsável pela construção ou adequação do prédio. Em todos os casos, o Centro Paula Souza cuidará de toda a infra-estrutura restante, inclusive a parte pedagógica.

Cajamar

A ETEC de Cajamar tem previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2008. Contará com 80 vagas – divididas em 40 no período vespertino e 40 no período noturno – para o curso de Administração. Outras 40 vagas serão para o curso de Logística no período da noite e mais 40 para Design Gráfico a tarde. A ETEC também disponibilizará 80 vagas divididas no período da manhã (40) e noite (40) para o curso de Química. Até o final da expansão, a escola deve contar com 720 matrículas. O prédio da futura ETEC está localizado na Rua Anabela, 30 – Jardim Maria Luiza.

Francisco Morato

A ETEC de Francisco Morato tem previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2009, com os cursos de Administração, Informática, Secretariado e Contabilidade, além de Ensino Médio. Todos os cursos começarão com 80 vagas, divididas em tarde (40) e noite (40).

O Ensino Médio contará com 120 vagas, no período da manhã. Até o final da expansão, a Etec, que ficará na Rua Tupinambás, s/nº – Jardim Nova Belém, contará com 1.320 matrículas.

Santos

A ETEC de Santos tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. Para a unidade, estão previstos os seguintes cursos técnicos: Operações Portuárias com 80 vagas (tarde) e 80 vagas (noite); Logística de Armazenagem com 40 vagas (tarde) e 80 vagas (noite) e Estruturas Navais com 40 vagas (tarde) e 40 vagas (noite).

Até o final da expansão, a escola contará com 960 alunos matriculados. A futura Etec de Santos será instalada no prédio onde hoje funciona a Diretoria de Ensino e a EE Cesário Bastos, na Praça Narciso de Andrade, s/nº – Vila Mathias.

Porto Ferreira

A ETEC que será construída no município de Porto Ferreira tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009. São 80 vagas no período matutino para o Ensino Médio e 320 para o Ensino Técnico.

Serão ministrados os cursos de Logística, Design de Interiores, Química e Informática. Todos os cursos terão turmas nos períodos vespertino e noturno com 40 vagas cada um. Até o final da expansão, a Etec deve ter 240 vagas para o Ensino Médio e 960 para o Ensino Técnico. A futura ETEC será na Av. Prof. Henrique da Motta Fonseca Jr n.º 849.

Registro

A ETEC de Registro tem previsão para início das aulas no segundo semestre de 2009, com 80 vagas no Ensino Médio e 160 no Ensino Técnico. Serão dois cursos: Instrumentação e Equipamentos Industriais, com 40 vagas no período vespertino e 40 no noturno, e Informática com 40 vagas no período vespertino e mais 40 a noite.

Até o final da expansão deverão ser 240 vagas no Ensino Médio e 480 no Técnico. A ETEC de Registro será na Rua Miguel Aby Azar, esquina com Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, no Centro.

Itapetininga

Com previsão de início das aulas em 2010, a ETEC de Itapetininga contará com 80 vagas para o Ensino Médio, no período da manhã.

Os cursos sugeridos são Confecção Industrial (40 vagas a tarde e 40 a noite), Enfermagem (40 vagas a tarde), Imagem pessoal (40 vagas a tarde e mais 40 a noite) e Secretariado (40 vagas a tarde e outras 40 a noite). A futura ETEC de Itapetininga está prevista para funcionar na Avenida Moises Nalesso, s/n – Bairro da Chapadinha.

Várzea Paulista

Em Várzea Paulista, a nova ETEC oferecerá 960 vagas para as áreas de Segurança do Trabalho, Informática e para o Ensino Médio.

Com previsão de início das aulas em 2010, a ETEC contará com os cursos de Segurança do Trabalho e Informática, ambos divididos em tarde e noite com 40 vagas cada um. O Ensino Médio começará oferecendo 120 vagas no período da manhã. A ETEC de Várzea Paulista ficará na Av. Brasil, s/nº – Jardim Primavera.

Mogi Guaçu

A ETEC de Mogi Guaçu, além do Ensino Médio, terá também as áreas de Eletrotécnica e Automação Industrial, ambos com 80 vagas divididos em tarde e noite, com 40 vagas cada um.

O Ensino Médio será oferecido para 80 alunos no período da manhã. A ETEC de Mogi Guaçu inicia as aulas em 2010 na Rua Maria Conceição Chiarelli Silva – Jardim Novo II.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(L.F.)