Centro Paula Souza adquire software de ponta

Software é usado por empresas de todo mundo

ter, 06/03/2007 - 17h12 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Mecânica de dez ETEs terão nova ferramenta de estudo com o software de cálculos MDesgin, importado da Alemanha. A compra foi oficializada no dia 27 de fevereiro. Com ela, o Centro Paula Souza passa a ser a primeira instituição de ensino do Brasil a utilizar o programa.

Willi Gründer, presidente da empresa alemã Tedata, que desenvolveu o software, esteve na sede da instituição para explicar as vantagens que o programa trará aos estudantes. Segundo ele, com esse suporte haverá melhora no ensino da disciplina de órgãos de máquinas e resistência dos materiais. O programa também acelera em 80% a resolução de exercícios e por facilitar os cálculos – que na maioria das vezes são a maior dificuldade da disciplina –, deve aumentar o interesse dos alunos por conceitos da mecânica.

O MDesign, software desenvolvido para ser utilizado no dimensionamento de componentes mecânicos, tais como eixos, vigas, rolamentos, chavetas, parafusos e engrenagens, já é usado há mais de dez anos por empresas de ponta de todo mundo. Ferrari, BMW, Daimler Chrysler e Porshe estão entre elas.

O programa chegou no Brasil no final de 2004 por um ex-aluno da ETE de Piracicaba, Joselito Rodrigues Henriques, que trabalhou na Alemanha. Segundo suas pesquisas, o mercado nacional não contava com um software similar. Por essa razão, sua aquisição traria benefícios aos profissionais e alunos do ensino técnico.

Conheça as unidades que, inicialmente, receberão o programa:

– ETE Professora Ana de oliveira Ferraz (Araraquara)

– ETE Prefeito Alberto Feres (Araras)

– ETE Professor José Sant´Ana de Castro (Cruzeiro)

– ETE Doutor Júlio Cardoso (Franca)

– ETE Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos)

– ETE Coronel Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba)

– ETE Paulino Botelho (São Carlos)

– ETE Getúlio Vargas (São Paulo)

– ETE Rubens de Faria e Souza (Sorocaba)

– ETE Salles Gomes (Tatuí)

 Do Centro Paula Souza

C.M.